Principais características da moda nos anos 1990

Escrito por pedro santos
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Principais características da moda nos anos 1990
A moda dos anos 90 foi marcada por muitas cores e marcas de grife (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Moda nada mais é do que os usos e costumes que viram tendência em determinada sociedade e época. A palavra vem do latim "modus" para representar a relação entre vestuário (roupas, acessórios e penteados) e o tempo em que se vive. Por essa razão, a moda muda constantemente. Especialistas no assunto, no entanto, conseguem traçar um paralelo ao relacionar o modo de se vestir com o passar das décadas. Assim, cada década apresenta uma cultura e tendências que se refletem no modo de ser e de se vestir. Nesse sentido, os anos 90 são especiais para história da moda no Ocidente.

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New Wave colorido

Se grande parte da moda dos anos 80 foi destinada ao "revival" de décadas anteriores, os anos 90 ficaram marcados pelas roupas cheias de cores. Foi o ressurgimento do New Wave, estilo musical dos anos 70. A moda como um todo ficou marcada por roupas de cores variadas, mas sem a extravagância dos anos 90. Os jeans coloridos viraram febre entre os jovens, especialmente nas cores vermelho, azul e amarelo. Como resquício da década passada, o uso do glitter ainda fazia sucesso entre as mulheres dos anos 90.

Principais características da moda nos anos 1990
O glitter ainda fazia sucesso entre as mulheres dos anos 90 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Novo ideal de beleza

Os anos 90 deram início ao estereótipo de modelo que se consolidou nos século XXI. A inglesa Kate Moss fez sucesso com o biótipo de modelo muito magra e franzina. Ao mesmo tempo, a cultura dos anos 90 passou a estimular a individualidade dos jovens. Isso culminou com a chegada massiva das marcas de roupas tradicionais como Gap, Nike e Calvin Klein, naquilo que ficou conhecido como logomania. A propaganda televisiva em massa ajudou esse movimento de consumo de roupas de marca.

Principais características da moda nos anos 1990
Os anos 90 marcaram o início do sucesso das grandes marcas, como a Nike (Kevork Djansezian/Getty Images News/Getty Images)

Movimento grunge

Em todas as décadas, a moda costuma andar em sintonia com a indústria musical. Sem dúvida, os anos 90 foram a época do Grunge, movimento musical influenciado pelo sucesso meteórico e mundial da banda Nirvana. O modelo minimalista do líder da banda, Kurt Cobain, passou a ser integrado aos guarda-roupas de toda uma geração. Camisas lisas ou de estampa, calças jeans de aparência surrada e jaquetas de couro sintético viraram regra. O Grunge foi um movimento de resistência ao consumo de massa. Camisas e bermudas em xadrez foram considerados os coqueluches da década de 90.

Principais características da moda nos anos 1990
Bandas como Pearl Jam também integraram o movimento Grunge (Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images)

All-star

A marca de tênis coloridos All-star se tornou muito popular entre as bandas do movimento punk nos anos 70. Vinte anos depois, esse modelo de calçado, que é produzido pela empresa norte-americana Converse, voltou ao topo das vendas. Mesmo sem querer, o líder do Nirvana Kurt Cobain acabou se tornando garoto-propaganda desses tênis. Jovens de todo o mundo, tentando imitar o ídolo, passaram a usar All-star. Comercializados até hoje, esses tênis se apresentam em várias cores e modelos. Nos anos 90, os calçados de cano alto era o mais popular. De preferência com aparência de estarem sujos ou manchados.

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Os tênis All-star viraram febre nos anos 90 (Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Conclusão

Os anos 90 deixaram sua marca na cultura, no setor social, na História do Brasil (e do mundo) e também na moda. De modo geral, as grandes tendências da década estiveram relacionadas com os padrões de consumo de uma classe média ascendente. Cores chamativas, camisas estampadas e roupas de marcas viveram o auge entre crianças, adolescentes e adultos nos anos 90. Como imitação de ídolos grunge, especialmente o líder do Nirvana, observou-se também a volta do jeans (especialmente o surrado e rasgado) e o sucesso do tênis All-star. Em suma, esses elementos de moda se mantém até os dias de hoje.

Principais características da moda nos anos 1990
A tendência dos anos 90 deixou um legado cultural até os dias de hoje (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

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