As principais causas de acidentes de trabalho

Escrito por chris newton | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As principais causas de acidentes de trabalho
Acidentes em fábricas com equipamentos pesados ​​podem ter resultados devastadores (factory image by e1129783 from Fotolia.com)

Os acidentes de trabalho acontecem por uma série de razões. Seus resultados podem ser mínimos ou trágicos, causando ferimentos leves, danos aos equipamentos ou até mesmo, em alguns casos, ferimentos graves ou morte. Os funcionários precisam ficar alertas e conscientes em todos os momentos para evitar acidentes, enquanto os gestores precisam conhecer as causas mais comuns de acidentes de trabalho e serem capazes de identificar precocemente os fatores de risco para evitar cada um.

Outras pessoas estão lendo

Cansaço

O cansaço é uma das principais causas de acidentes de trabalho. Quando você está cansado, não está tão alerta e consciente. Você pode sonhar ou se distrair mais fácil do que quando está bem descansado. A Fundação Nacional do Sono sugere que os adultos tenham de sete a oito horas de sono todas as noites, embora alguns indivíduos possam ser capazes de funcionar com um pouco menos e alguns outros exijam mais horas de sono. A dica é ser consistente; uma noite de pouco sono pode deixá-lo cansado por vários dias ou mais.

As principais causas de acidentes de trabalho
Uma boa noite de sono é essencial para evitar o cansaço durante o dia de trabalho (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Esforço excessivo

O esforço excessivo é outra das principais causas de acidentes que muitas vezes resultam em lesões no local de trabalho. A falta de sono é uma de suas possíveis causas, mas você pode começar a se sentir sonolento e ainda estar em grande esforço. Trabalhar arduamente, muito rápido ou em excesso pode causar esforço excessivo. Além disso, muitas tarefas de casa ou incumbências todos os dias podem levar à essa condição. Você precisa encontrar tempo para relaxar durante o dia, e quando você está no trabalho, precisa fazer pausas periódicas para ajudá-lo a ficar descansado e alerta. Muitos locais de trabalho fornecem aos funcionários pequenos intervalos ao longo do dia, além de uma pausa para o almoço ou uma refeição. Tire essas pausas, mesmo se você sentir que não precisa delas, para evitar o excesso de esforço.

Descuido

O descuido é outra causa de acidentes de trabalho. Algumas pessoas podem realizar várias tarefas, enquanto outras precisam se concentrar em uma coisa de cada vez. Entenda como você trabalha melhor; se você está no meio de algo e distrair-se, afaste-se por um minuto para se reorientar, e então volte a fazer o que você estava fazendo. Diga a seus gerentes e colegas de trabalho para não distraí-lo quando você estiver ocupado. Se estiver em um escritório, feche a porta para manter o seu foco. Esteja alerta do seu entorno e preste atenção ao trabalho que você está executando.

Técnica inapropriada

A técnica inadequada ou a falta de treinamento também podem causar acidentes no trabalho, especialmente quando se trata de máquinas ou equipamentos operados manualmente. Não opere um equipamento sem um treinamento completo e uma sessão de instrução. Faça todas as perguntas que você precisa. Entenda como funciona a máquina antes de operá-la. É útil ter alguém familiarizado com o equipamento primeiro para mostrar-lhe e, em seguida, assista alguém operá-lo por um tempo até que você esteja confortável sobre o que está fazendo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível