Principais componentes do sistema muscular

Escrito por thelma gomez | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Principais componentes do sistema muscular
Os músculos do esqueleto humano constituem uma parte considerável do sistema muscular (muscle 58 image by chrisharvey from Fotolia.com)

O corpo humano é constituído por vários sistemas principais, e um deles é o sistema muscular. Essa estrutura possui centenas de músculos, incluindo os mais de 400 músculos esqueléticos. Eles são responsáveis por mais de 40% do peso corporal total de uma pessoa. Esses músculos são controlados pelo sistema nervoso. Alguns são controlados involuntariamente, o que significa que, sem que percebamos, eles se contraem e relaxam. Outros são voluntariamente controlados, ou seja, são contraídos e relaxados ao nosso comando. O sistema muscular possui alguns componentes principais.

Outras pessoas estão lendo

Músculo cardíaco

O músculo cardíaco é encontrado apenas no coração e a sua única função é fornecer a força principal para bombear o sangue através do corpo. Sua aparência estriada é semelhante ao músculo esquelético, no entanto, as células do músculo cardíaco são menores, e as contrações são involuntárias. Outra característica essencial é que as células são unidas entre si por discos intercalados. É essa característica que permite a contração sincronizada exclusiva do coração.

Músculo liso

O músculo liso fica localizado nas paredes de certos órgãos, vasos sanguíneos, dos olhos, das glândulas e da pele. As suas funções incluem o movimento do alimento através do trato digestivo, o esvaziamento da bexiga, o equilíbrio do diâmetro dos vasos sanguíneos, a mudança no tamanho da pupila, o controle dos dutos glandulares e por fazer o cabelo ficar em pé. Ao contrário do músculo cardíaco, o liso não possui a aparência estriada. As células são menores que as do músculo esquelético, seu formato é alongado em vez de cilíndrico e a contração é involuntária.

Músculos esqueléticos

Esse é o músculo no qual normalmente pensamos. Ele é responsável pelo movimento do corpo, suporte da postura, pela respiração e produção de calor. Os músculos esqueléticos estão fixados ao osso e têm a aparência estriada. As células são maiores do que as dos outros tipos de músculo e seu formato é cilíndrico. Além de ações reflexas involuntárias, os músculos esqueléticos são controlados voluntariamente. As fibras podem ser divididas em duas categorias principais: a contração lenta e a rápida. Os músculos de contração lenta reagem mais lentamente e são resistentes à fadiga, enquanto que os de contração rápida apresentam uma resposta imediata, mas também cansam rapidamente.

Tecido conjuntivo

Outro componente do sistema muscular é o tecido conjuntivo encontrado no interior e ao redor dos músculos esqueléticos. Existem vários tipos diferentes de tecido conjuntivo. Os tendões, as densas faixas que ligam os músculos esqueléticos ao osso ou a outros tecidos, são os mais conhecidos. A fáscia, também conhecida como epimísio, é uma camada de tecido que cobre o músculo inteiro. Ela é encontrada no interior do músculo e nos grupos de feixes de fibras musculares em conjunto. A camada mais básica do tecido conjuntivo é o endomísio, que envolve cada fibra muscular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível