As principais comunidades indígenas presentes no Brasil atualmente

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As principais comunidades indígenas presentes no Brasil atualmente
População indígena no Brasil foi dizimada por colonizadores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Quando Pedro Álvares Cabral chegou em Porto Seguro, no litoral da Bahia em 1500, cerca de 4 milhões de índios viviam em território nacional. Depois de 500 anos de colonização portuguesa, escravidão, muitas guerras e epidemias, esse número hoje não passa de 450 mil, formando somente 0,3% da população total do Brasil. Os índios brasileiros são verdadeiros sobreviventes, pois mesmo depois de tantas lutas, continuam conservando hábitos e tradições milenares em um mundo moderno e capitalista. Conheça aqui as principais comunidades indígenas que estão presente no Brasil atual.

Outras pessoas estão lendo

Ticunas

Uma das maiores etnias indígenas atualmente no Brasil, os Ticunas formam uma população de aproximadamente 30 mil pessoas, dividida em 70 aldeias. Vivem no estado do Amazonas, às margens do rio Solimões, na região que faz fronteira com o Peru. Sua história é marcada pela violência e luta contra os colonizadores da Amazônia. Os Ticunas entraram em confronto diversas vezes com seringueiros, madeireiros e pescadores brancos, defendendo sempre o seu território. Somente na década de 90 que a tribo ganhou a posse oficial de sua terra e pôde conviver em paz com a população da região.

As principais comunidades indígenas presentes no Brasil atualmente
Amazônia, a terra dos Ticunas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Guaranis

Ao contrário dos Ticunas, os Guaranis foram um dos primeiros povos indígenas a entrar em contado com os colonizadores portugueses do tempo colonial. Suas aldeias estão presentes em vários estados brasileiros como Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Vivem da agricultura de subsistência, sendo especialistas na plantação de arroz e mandioca. Mesmo tendo contato com brancos desde o século XVI, os guaranis não perderam suas tradições e hábitos. Muitas de suas aldeias atuais não permitem a miscigenação, sendo proibido o casamento de índios com pessoas de fora da comunidade.

As principais comunidades indígenas presentes no Brasil atualmente
A luta pelos direitos das terras dos índios é bastante atual (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Caingangue

Os Caingangues, também conhecidos como bugres ou botocudos, são uma das cinco mais importantes tribos indígenas da atualidade no Brasil, somando uma população de aproximadamente 34 mil pessoas. Estabelecidos há cerca de 200 anos, eles formam ao redor de 30 aldeias nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Uma das diferenças dos caiagangues é que cada uma de suas aldeias é dividida em duas partes, uma chamada kaiurukré e outra kamé. Os índios de cada uma dessas metades só estão autorizados a casar com membros da outra parte, sendo que os filhos nascidos sempre vão fazer parte da metade de onde proveio o pai.

As principais comunidades indígenas presentes no Brasil atualmente
Os caingangues precisam conviver com o progresso e a devastação da sociedade (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Macuxis

Os Macuxis habitam o norte da Amazônia, na região leste do estado de Roraima que faz divisa com a Guiana. Sua população total é de cerca de 12 mil índios, que enfrentam há mais de um século problemas devidos à ocupação e devastação causada pelo homem branco. Nas últimas décadas os Macuxis travaram durante cerca de 12 anos uma enorme batalha legal, junto com outras tribos da região amazônica, pela homologação do Território Indígena Raposa Serra do Sol. O território, que tem 1,7 milhões de hectares e inclui o Monte Roraima, faz divisa com Venezuela e Guiana e é casa de cerca de 20 mil índios, a maioria deles da tribo Macuxi.

As principais comunidades indígenas presentes no Brasil atualmente
Roraima, palco de lutas do povo macuxi (Andre Vieira/Getty Images News/Getty Images)

Terena

Os Terenas são uma das tribos indígenas mais integradas com o homem branco no Brasil. Com uma população atual de 20 mil membros, distribuídos principalmente pela região do Rio Paraguai nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os índios terenas muitas vezes trabalham normalmente em cidades, seja em pequenos comércios ou em grandes plantações de cana, onde efetuam o trabalho temporário de cortadores. São popularmente conhecidos como índios urbanos porque se vestem como homens brancos, porém ainda mantêm muitas de suas principais tradições.

As principais comunidades indígenas presentes no Brasil atualmente
Terena, índios urbanos que não perderam suas tradições (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível