Principais diferenças entre os funcionários de nível gerencial e não-gerencial

Escrito por e.m. rawes Google | Traduzido por amanda nunes
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Principais diferenças entre os funcionários de nível gerencial e não-gerencial
Gerentes tentam manter um comportamento profissional e austero (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Uma organização consiste de vários empregados que realizam funções específicas no trabalho. Eles são categorizados por seus deveres e status. Empregados dentro de um departamento têm deveres similares. O status do empregado é dividido em duas categorias: empregados gerenciais e não-gerenciais. Os dois status têm diferentes responsabilidades, privilégios e níveis de salário.

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Empregados de nível gerencial

Em empresas maiores, o gerenciamento é geralmente dividido em três níveis: gerenciamento superior, gerenciamento mediano e gerenciamento inferior. O gerenciamento superior inclui os executivos mais altos na hierarquia do gerenciamento. O mediano inclui gerentes de departamento e gerentes de divisões, que são responsáveis pela comunicação entre o gerenciamento inferior e o superior. O inferior inclui gerentes de primeira linha e supervisores, que estão no fim da hierarquia de gerenciamento. Em empresas menores, costuma existir somente um nível de gerenciamento entre os empregados de nível não-gerencial e os líderes da empresa. Empresas menores também têm, em geral, menos gerentes do que as maiores.

Empregados de nível não-gerencial

Empregados de nível não-gerencial são colocados em categorias de acordo com as funções do seu trabalho. No ambiente de um escritório, empregos de título não-gerencial podem variar de assistente administrativo a especialista em folhas de pagamento ou técnico de computador.

Responsabilidades

Gerentes, em todos os níveis, têm outros empregados subordinados diretamente a eles. Essa é uma responsabilidade-chave associada com o papel de gerenciamento. Empregados na maioria das posições de nível não-gerencial não têm funções de supervisão. Outra responsabilidade-chave associada com o papel de gerenciamento é o poder de decisão. Gerentes são requisitados a tomar decisões para grupos de empregados de nível não-gerencial, e os empregados devem seguir a orientação do gerente.

Privilégios

Junto com as responsabilidades adicionais do empregado de nível gerencial, vêm os benefícios. Gerentes geralmente recebem vagas de estacionamento com seu nome, tempo de férias adicional e um cartão de crédito corporativo. Gerentes também tendem a ter escritórios com espaços maiores, como informado pelo Centro de Aprendizado a Distância ERI. Um empregado de nível não-gerencial geralmente recebe esses privilégios quando ele evolui na carreira ou se ele é um trabalhador de alto nível.

Salários

Empregados de nível gerencial geralmente ganham salários maiores do que empregados de nível não-gerencial. De acordo com o Birô de Estatísticas de Trabalho (BET) dos Estados Unidos, em 2008 a média salarial anual de um empregado de nível gerencial básico, como um gerente de serviços administrativos, ficava em torno de R$ 147.040. Salários de gerenciamento mediano e superior podem ser muito mais altos. Segundo o Centro de Aprendizado a Distância ERI, a partir de 2010 os salários dos gerentes superiores podem chegar a R$ 858.152 por ano. Empregados de nível não-gerencial ganharam salários mais baixos. Funcionários da folha de pagamento e de cronometragem ganharam um salário anual mediano de R$ 69.620; e funcionários de escritório ganharam R$ 50.640 (a partir de 2008), de acordo com o BET.

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