Principais fases de uma auditoria financeira

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por guilherme rocha
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Principais fases de uma auditoria financeira
Conheça as quatro principais fases de uma auditoria (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Auditorias financeiras são as verificações formais de como uma empresa está operando e administrando seu dinheiro. Elas são fundamentais para trazer luz à má gestão ou a áreas onde a empresa não está sendo tão eficiente quando poderia. Todas as auditorias financeiras passam por quatro passos básicos, todos eles concebidos para fazer o auditor conseguir um retrato preciso da empresa e proporcionar a melhor avaliação possível.

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Planejamento e avaliação de risco

A finalidade do planejamento inicial e da avaliação de risco em uma auditoria financeira e dar ao auditor uma ideia de como é a empresa, assim como conceber o ambiente dessa empresa. Com essa fase, o auditor tenta determinar se o que a empresa está fazendo faz sentido, se comparado com os objetivos da companhia, condições de mercado e outros fatores externos e leis que estão governando a empresa. Os auditores também precisam analisar suas informações iniciais para determinar quais áreas da empresa podem levar o auditor a uma avaliação imprecisa. Qualquer área que possa induzir o auditor a um resultado errado é conhecida como um risco. Com base em todos os dados colhidos, o auditor determina a abordagem da auditoria.

Testando controles internos

Uma vez que o auditor sabe como ele irá conduzir a auditoria financeira, ele passa a testar os controles internos da empresa. Controles internos são itens como a autorização gerencial e procedimentos de reconciliação. Quanto mais fortes os controles internos de uma empresa, maior é a possibilidade dos dados serem precisos. Se o auditor constatar que os controles internos estão abaixo do desejável, ele deve fazer mais para verificar os demonstrativos financeiros.

Procedimentos substantivos

A fase de procedimentos substantivos de uma auditoria é quando o auditor recolhe todas as provas que consegue para verificar o que os integrantes da empresa disseram sobre as finanças da companhia. Essa fase envolve um alto grau de análise crítica e comparação. Durante ela, os integrantes da empresa precisarão estar prontos para defender suas atividades, políticas e obediência aos princípios da empresa - caso contrário, há um motivo para preocupação.

Finalização e saída

Durante o estágio final de uma auditoria financeira, o auditor revê as evidências recolhidas durante a fase anterior. Ele desenvolve uma opinião sobre o que está ocorrendo na empresa e quais melhorias podem ser feitas na companhia. Em seguida, o auditor escreve um relatório formal que detalha suas impressões e recomendações. Os gestores da empresa discutem tais impressões com o auditor para garantir que compreenderam os resultados da auditoria. A empresa paga os honorários do auditor, e empresa e auditor seguem seus próprios caminhos.

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