Os principais fatores que limitam o crescimento das plantas

Escrito por renee miller Google | Traduzido por bruno manuel silva morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os principais fatores que limitam o crescimento das plantas
As plantas que não podem completar a fotossíntese não são capazes de crescer (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O crescimento das plantas é afetado principalmente por quatro fatores: luz, água, temperatura e nutrição. Eles são importantes para o crescimento da planta, porque são necessários para a fotossíntese. Se sua planta não é capaz de receber quantidades adequadas de todos esses quatro elementos, então o seu crescimento pode ser limitado.

Outras pessoas estão lendo

Luz

Uma planta que recebe luz solar suficiente será mais capaz de produzir os nutrientes de que necessita para crescer através da fotossíntese. Como a luz solar diminui nos meses de inverno, o mesmo acontece com a fotossíntese e, por conseguinte, o crescimento. Claro, você não pode simplesmente colocar uma planta na luz solar direta e esperar o sucesso. A qualidade da luz é tão importante como a quantidade, e diferentes plantas exigem luz solar em graus variados. Plantas que florescem na primavera e outono, como poinsétias, normalmente são chamadas plantas de dias curtos, porque elas não requerem longos períodos de luz do dia, para crescer. Plantas de dias longos, por outro lado, florescem no verão e somente quando receberem, pelo menos, 12 horas de luz por dia.

Temperatura

A temperatura desempenha um papel importante em se a planta vai crescer ou não, mas como com a luz solar, a temperatura certa depende da planta. Plantas de estação fria, por exemplo, não vão florescer se as temperaturas são muito quentes. Alternativamente, as plantas de estação quente vão entrar em dormência se as temperaturas são muito baixas. As temperaturas extremas podem afetar o crescimento e vigor de qualquer planta. As temperaturas elevadas podem forçar as plantas a utilizar os nutrientes criados por fotossíntese a um ritmo mais rápido do que eles podem ser produzidos. Com tempo frio, a fotossíntese diminui, assim como o crescimento. Em períodos inativos, isto é esperado, mas se as temperaturas caem inesperadamente durante a estação de crescimento, isto pode afetar tanto a floração como novo crescimento significativamente.

Umidade

A água é um componente principal da fotossíntese, porque ajuda a garantir que os tecidos se mantêm firmes e move nutrientes através da planta. A água também permite que as raízes se movam através do solo e atua como um solvente para os minerais e hidratos de carbono que viajam para cima através da planta. Muita água, no entanto, pode essencialmente afogar uma planta. É importante que as plantas tenham água suficiente para completar a fotossíntese, mas não mais do que isso. Um ambiente constantemente úmido também pode incentivar o crescimento de fungos, o que pode enfraquecer ou matar sua planta.

Nutrição

Nutrição refere-se às necessidades químicas de sua planta. As plantas precisam de carbono, hidrogênio e oxigênio, a fim de crescer. Estes são facilmente encontrados no ar e na água, mas as plantas também precisam de seis principais nutrientes que devem estar prontamente disponíveis para uso. Nitrogênio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e enxofre são absorvidos a partir do solo e proporcionam a base para um crescimento saudável das plantas. Em adição a estes nutrientes principais, as plantas também precisam de quantidades vestigiais de ferro, zinco, manganês, níquel, molibdénio, boro, cobalto, cobre e cloro. Estes elementos são fundamentais para o crescimento da planta, e a maioria podem ser absorvidos a partir de solos bem fertilizados. Diferentes espécies de plantas requerem níveis variáveis desses elementos, é claro, mas os três primeiros são muitas vezes necessários em maior quantidade. Suplemente os fertilizantes que podem estar faltando no solo, mas esses elementos não ficam prontamente disponíveis para a sua planta quando eles são adicionados e muitas vezes devem passar por várias mudanças antes que sejam utilizáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível