on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quem são os principais predadores da girafa?

Atualizado em 20 julho, 2017

As girafas (Giraffa camelopardalis) são os animais terrestres mais altos e são vistas vagando pela savana da África subsaariana. Devido à invasão humana, elas foram radicalmente reduzidas em seu habitat na África Ocidental, mas podem ser encontradas nas áreas do leste e do sul. Elas andam pelos arbustos, gramas e lugares arborizados e podem consumir até 47 kg de folhas e galhos por dia. Os adultos têm poucos inimigos devido à altura, mas os jovens são mais frágeis.

As girafas são ruminantes com um estômago com quatro cavidades (giraffe image by Derek Gower from Fotolia.com)

Descrição

Uma girafa fêmea pode ter de 4 a 5 metros de altura e pesar cerca de 680 quilos. Um macho pode chegar a 5,5 metros e pesar até 1,4 toneladas. Elas têm um padrão único de pelagem malhada, apesar de pertencer a uma espécie. Existem várias subespécies de girafas, incluindo a girafa-reticulada, girafa-núbia e girafa-masai, que têm padrões de pelagem diferentes e são encontradas em várias regiões. Elas se alimentam de folhas muito altas para serem alcançadas por outros animais, usando línguas longas que se agarram para puxar e consumir acácias. Se engolirem espinhos, a saliva espessa e viscosa facilitará a transição para a digestão.

Loading...

Proteção

A girafa tem uma boa visão que lhe permite observar predadores, mas também pode chutar forte se tiver que se defender, capaz de matar um inimigo que chegar muito perto. Pode se camuflar entre as árvores, devido às pelagens. Embora possa correr até 48 km/ h, ela não consegue manter o ritmo por muito tempo. Devido à falta de necessidade de sono, a girafa só dorme em média 1,9 horas por dia, por isso estará alerta por longos períodos de tempo.

Predadores

O principal é o leão. Devido à altura de uma girafa, um predador teria que saltar sobre ela e tentar derrubá-la. No geral, os ataques aos adultos são poucos, mas são os filhotes que, às vezes, são vítimas de leões, leopardos, hienas, chitas ou crocodilos. Um girafa corre mais risco de ser atacada na água, onde tem que abrir as patas da frente para beber e abaixar a cabeça. Por isso, consome cerca de 28 litros de água, uma vez por dia. Elas podem ser vítimas de caças por causa da pele, embora seja ilegal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...