×
Loading ...

Os principais sintomas do déficit de atenção

O Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), acompanhado ou não de hiperatividade, é um problema que afeta entre 1% e 7% das crianças, dependendo do critério diagnóstico utilizado. Ele pode trazer sérios prejuízos para a vida da criança e, por isso, deve ser identificado e tratado o mais rápido possível. Embora não haja consenso a respeito das causas do transtorno, os especialistas concordam que os sintomas aparecem entre os seis e os 12 anos e o primeiro sinal de alerta são problemas na escola. Apenas um psiquiatra pode dar o diagnóstico definitivo, mas há alguns sinais de que pode ser necessário consultá-lo.

Crianças com TDA têm dificuldade de terminar tarefas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Desatenção

O principal sintoma do TDA é a desatenção que, às vezes, pode ser confundida com problemas de memória ou inteligência. A criança não consegue manter uma conversa, lembrar-se de um pedido nem saber o que aconteceu durante a aula.

Loading...

Tarefas inacabadas

Outro sintoma importante do TDA é o acúmulo de tarefas inacabadas. A criança normalmente inicia um projeto e leva-o adiante por algum tempo, mas invariavelmente interrompe-o antes da conclusão. Mesmo com tarefas simples o padrão se repete. Por exemplo, a criança pode começar a fazer o dever e interrompê-lo para fazer outra atividade logo depois.

Objetos perdidos

A criança com TDA rotineiramente perde os objetos de uso constante ou esquece-os nos lugares que frequenta. Lápis, cadernos, estojo -- até mesmo a mochila é esquecida com frequência.

Desorganização

A criança com TDA tem dificuldade para organizar seu tempo e suas tarefas, o que faz com que frequentemente se atrase, não cumpra prazos e tenha dificuldade para acordar.

Erros grosseiros

Como as crianças com TDA têm dificuldade de seguir instruções e realizar atividades que exijam planejamento, as tarefas que realizam costumam ter erros grosseiros, como repetição de palavras, troca de letras, respostas incompletas.

Distração

As crianças com TDA se distraem com extrema facilidade. Um barulho na rua ou um pernilongo voando no quarto podem ser suficientes para que abandonem a tarefa que realizavam e, depois, até se esqueçam do que estavam fazendo. Elas costumam, além disso, "viver no mundo da lua", desligadas do que se passa ao seu redor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...