Mais
×

Principais utilidades para rolhas de borracha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As rolhas de borracha, também conhecidas como tampões, possuem diversas utilidades. A borracha é um material comumente usado como vedante, o que torna essas rolhas ótimas na prevenção de vazamentos. Diferente das tampas que são colocadas ou parafusadas sobre um recipiente ou tubos pelo lado de fora, as rolhas de borracha encaixam-se no interior destes objetos, deslocando seu volume interno, e consequentemente, vedando-os. Elas podem ser usadas em qualquer lugar, desde laboratórios químicos até cozinhas e banheiros.

Uma rolha de borracha utilizada pra drenagem normalmente possui uma corrente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Garrafas de vinho

As rolhas de borracha são frequentemente utilizadas em garrafas de vinho. Por manterem o vinho hermeticamente vedado dentro da garrafa, elas impedem vazamentos, e ao mesmo tempo, preservam a bebida e aumentam sua vida útil após a garrafa ter sido aberta.

Tubos de ensaio

As rolhas de borracha também são usadas em tubos de ensaio contendo líquidos em laboratórios químicos. Elas impedem vazamentos e previnem a entrada de contaminantes na solução, o que é útil para quando os cientistas precisam agitar o conteúdo de um tubo de ensaio. Além disso, essas rolhas ajudam a manter o laboratório seguro, pois impedem que os produtos químicos emitam gases nocivos no ar ou causem danos à pele das pessoas.

Barris

Seja em um barril de vinho, água ou qualquer outro líquido, uma rolha de borracha irá manter o conteúdo fresco e impedir vazamentos. Além disso, por serem feitas de borracha, essas rolhas podem ser facilmente removidas dos barris quando for necessário tirar o líquido.

Pias e banheiras

Rolhas de borracha são usadas em pias, banheiras e tanques para impedir que a água desça pelo ralo, o que é útil para encher a pia para lavar louça, deixar o tanque cheio ao lavar roupas ou colocar água na banheira durante o banho. As rolhas de borracha normalmente possuem uma corrente que facilita sua remoção e impede que ela desçam pelo ralo. Logo, elas podem ser colocadas e retiradas de um ralo facilmente, permitindo a regulagem do nível de água.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article