Principais vitaminas para atletas

Escrito por laila alvarez | Traduzido por marcella narvaes
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Principais vitaminas para atletas
Se você se exercita com frequência, poderá precisar aumentar a quantidade de vitaminas que ingere (athletic image by Tomasz Wojnarowicz from Fotolia.com)

Atletas não apenas treinam e se exercitam com frequência, mas também participam de eventos atléticos de grande estresse. Por isso, seus corpos passam por mais desgastes do que um não atleta e podem precisar de suplementos de vitaminas ou uma dieta baseada em vitaminas específicas para continuarem saudáveis. Apesar de muitas vitaminas serem definitivamente boas para o corpo, algumas vitaminas ajudam atletas, particularmente, por causa do seu estilo de vida.

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Variedades da vitamina B

Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12 ajudarão atletas a se manterem saudáveis de maneiras diferentes. A B1 ajuda o corpo a usar energia de carboidratos guardados, enquanto a B2 ajuda o corpo do atleta a usar a energia de gordura e proteínas guardadas e a B5 com a energia de gorduras e carboidratos. B3 e B6 aumentam o metabolismo, o que também ajuda a queimar energia. B12 colabora com o sistema nervoso e a criação de novas células. Frutos do mar, frutas, verduras verdes e grãos são boas maneiras de acrescentar essas vitaminas à dieta, mas vitaminas B também podem ser encontradas na forma de suplementos.

Ferro

A falta de ferro pode ser um alto risco para atletas que treinam por mais de seis horas por semana. Por isso, é bom que atletas com essa rotina tenham uma dieta rica em ferro. Se ele já tiver anemia, suplementos de ferro também estão disponíveis. Esse mineral colabora com a qualidade do sangue e é uma defesa contra estresse e doenças. O ferro pode ser encontrado em carnes e feijão.

Vitamina E

Atletas podem precisar de vitaminas E mais do que não atletas, pois suas células precisam de mais antioxidantes. Essa vitamina aumenta o sistema imunológico, o que é necessário quando ele se acidenta. A vitamina E pode ser encontrada em grãos e verduras verdes.

Potássio

O corpo perde potássio quando sua e é por isso que muitos atletas têm efeitos colaterais pela falta desse mineral, como câibras. O potássio colabora com a hidratação do corpo e a manter água bem distribuída pelos órgãos e músculos. Bananas são conhecidas por terem muito potássio e devem ser ingeridas antes de se exercitar. Os suplementos de potássio podem causar mais prejuízos do que vantagens, por isso, consulte um médico antes de tomar qualquer suplemento.

Vitamina C

Vitamina C é outra boa vitamina que ajuda a aumentar o sistema imunológico, mantém o corpo imune de doenças e ajuda-o a se curar mais rápido. Essa vitaminas também ajudam o corpo a reter mais ferro. Frutas (especialmente as cítricas) e vegetais são uma boa maneira natural de encontrar vitamina C.

Sódio

O sódio ajuda o corpo a reter água e prevenir desidratação. A quantidade de água que um atleta consome deve ser equilibrada com a quantidade de sódio, especialmente para atletas que participam de eventos de longa duração e resistência (como maratonas). O sódio pode ser encontrado no sal, então é uma boa ideia comer bolachas de água e sal com água antes ou durante esses eventos.

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