on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os princípios básicos da acústica

Atualizado em 17 abril, 2017

Acústica é o estudo da produção, transmissão, recepção e efeito do som. Acústica deriva da palavra grega akoustos, que significa escutar. O som é produzido por vários eventos diferentes antes de ser recebido pelo ouvido humano. O estudo da acústica é usado nas artes, geologia, aplicações atmosféricas e subaquáticas e também na medicina.

O tambor é um instrumento acústico (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Meio

Seja gasoso, sólido ou líquido, o meio se refere à substância que permite a transmissão do som. Por exemplo, as baleias emitem sinais por quilômetros na água, demonstrando que o líquido transmite som. Colocando a cabeça no chão, é possível escutar um cavalo se aproximando a galope, o que demonstra que os sólidos transmitem som. O som se propaga pelo ar (uma mistura de gases —nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e outros) ao nosso redor o tempo todo, o que é um exemplo de que o gás transmite o som.

Loading...

Ondas

O som é transmitido por um evento de alta pressão que resulta em um evento de baixa pressão. Imagine uma pedra arremessada em um lago: o impacto da pedra causa uma compressão, ou alta pressão, em uma área, e as ondas resultantes causam rarefação, ou evento de baixa pressão, na água ao redor. O mesmo efeito acontece seja em um ambiente gasoso, líquido ou sólido. Essas ondas são, depois, medidas usando as propriedades de frequência, comprimento de onda, período (duração de um comprimento de onda), amplitude (altura da onda) e velocidade (da onda).

Ondas longitudinais e transversais

Tratam-se de ondas sonoras onde a compressão e a rarefação ocorrem na mesma direção em que a onda se move. Existem também ondas nas quais as vibrações são perpendiculares à fonte; um exemplo é a vibração na corda de um instrumento.

Propagação das ondas sonoras

A forma como uma onda se propaga depende do meio pelo qual isso se dá. Dependendo do material pelo qual passa — gás, líquido ou sólido —, a onda sonora terá diferentes pressões e densidades. A onda sonora também se propaga em diferentes velocidades dependendo do material no qual o processo ocorre e das condições do ambiente. Visualize alguém tentando soprar bolhas na água, fumaça no ar ou uma mão batendo em um bongô. A distância que as bolhas, a fumaça ou o som do bongô percorrerão dependerá da densidade, temperatura e outros fatores ambientais do meio pelo qual passarão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...