Mais
×

Princípios do crescimento e desenvolvimento humano

Atualizado em 20 julho, 2017

Existe uma sequência do crescimento e desenvolvimento humano. Assim como você precisa engatinhar e, em seguida, andar antes de correr, todo o crescimento segue um padrão. O desenvolvimento humano olha para cinco áreas. Elas são o crescimento físico, coordenação motora, linguagem, cognição e habilidades sociais e emocionais. Cada área representa uma fase de rápida mudança no crescimento físico e cognitivo, com etapas importantes para passar antes de avançar.

O crescimento e desenvolvimento acontece em etapas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Crescimento físico

Durante o primeiro ano de vida, o corpo cresce rapidamente. Uma vez que ele se estabelece, cresce constantemente até a puberdade, quando ocorre outro surto de crescimento. A puberdade começa entre as idades de 8 e 14 anos. Durante esse tempo, há um rápido aumento da altura e peso. Os traços de gênero também começam a se desenvolver nesse momento. O crescimento físico é completo após a idade de 20 anos.

Desenvolvimento cognitivo

Jean Piaget foi o primeiro psicólogo infantil a explicar o desenvolvimento cognitivo em estágios. Embora outros tenham adicionado à sua pesquisa, seu trabalho ainda é usada para explicar o desenvolvimento intelectual das crianças. Os quatro estágios que Piaget identificou são sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal. Durante o estágio sensório-motor, do nascimento aos dois anos, as crianças aprendem que movimentar seu corpo pode mudar seus arredores. Elas descobrem como coordenar movimentos para alcançar e agarrar um brinquedo e começam a entender que um brinquedo existe, mesmo que não possam vê-lo. Das idades de dois a cinco anos, a criança está em fase pré-operacional. Elas entendem as coisas apenas sob o próprio ponto de vista. O estágio operatório concreto é quando a criança começa a entender a matemática simples e pode entender como alguém percebe uma situação. A última etapa, o operatório formal, dura desde a adolescência até a idade adulta. A criança desenvolve habilidades de resolução de problemas e pode entender conceitos abstratos, como a justiça e a verdade.

Os adolescentes desenvolvem habilidades de pensamento abstrato (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Comunicação

Os bebês primeiro aprendem a se comunicar usando sorrisos e caretas. Em seguida, eles fazem barulhos ou sons vocálicos, seguido por balbuciar ou produzir sons consonantais. Até o primeiro aniversário, as crianças usam palavras simples. No seu segundo aniversário, elas usam frases de duas ou três palavras. Crescer em um ambiente onde há muitas pessoas falando incentiva o desenvolvimento da linguagem em crianças.

Diferenças individuais

Os padrões de crescimento e desenvolvimento são geralmente os mesmos para todos os filhos. No entanto, a taxa de crescimento e de desenvolvimento pode variar. Há diferenças etárias durante as quais habilidades específicas podem ser desenvolvidas e para algumas crianças, uma área pode se desenvolver mais rapidamente do que outra. Uma criança pode desenvolver habilidades de comunicação rapidamente, mas ficar descoordenada com habilidades motoras pobres por um tempo. Outra criança pode sobressair em esportes, mas ter poucas habilidades sociais. Usar o conhecimento geral de crescimento e desenvolvimento humano ajuda a apoiar o estágio que a criança está vivendo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article