Princípios da economia relacionados à vida cotidiana

Escrito por talia kennedy | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Princípios da economia relacionados à vida cotidiana
A economia determina o preço de tudo o que você compra (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Pode ser difícil relacionar os princípios da economia que você provavelmente estudou no ensino médio com a sua vida cotidiana. Os livros didáticos e a literatura são secos e difíceis de entender. Você pode até não lembrar muito do que aprendeu sobre economia ou não ser capaz de relacionar o que aprendeu com sua vida. Refrescar a sua memória com alguns conceitos básicos pode ajudar.

Outras pessoas estão lendo

Oferta e procura

A oferta e a demanda são princípios básicos da economia que se referem à relação entre o desejo dos consumidores por um produto e o preço desse mesmo produto. Você pode observar esses princípios em ação durante a temporada de compras de Natal, quando os pais tentam desesperadamente encontrar "o" brinquedo do ano para seus filhos. A demanda dos consumidores em relação ao brinquedo é alta, então os comerciantes aumentam os preço porque sabem que os clientes irão comprá-lo, inclusive a um preço mais elevado. Por outro lado, os comerciantes colocam os brinquedos não tão populares na promoção, pois sabem que os pais não pagarão mais caro por eles.

Valor de mercado

Quando você vai ao supermercado, pode notar que muitas vezes há várias marcas que oferecem o mesmo produto. Existem dezenas de variedades de manteiga de amendoim com preços muito variados. Os comerciantes determinam o valor de mercado com base nos princípios da oferta e demanda e fazendo apelos sobre um determinado produto para tentar convencer o consumidor de que valem mais a pena. Eles usam estratégias de marketing, como a rotulagem de produtos e comerciais de televisão, para levar as mensagens até você. Talvez você não tenha considerado isso antes, mas pense nisso na próxima vez que escolher a manteiga de amendoim com óleo de peixe e ômega-3 ao preço de R$ 10,00, em vez da manteiga de amendoim padrão de R$ 4,00.

Concorrência

As empresas concorrem por seus produtos o tempo todo, assim como também concorrem com outras empresas que vendem produtos ou serviços semelhantes. Se houver apenas uma lanchonete, como o Subway, em um bairro, todos os moradores da região vão até lá comer sanduíches. O Subway terá um monopólio no mercado de sanduíches naquele bairro, pois não possuirá concorrentes. Se um concorrente como o Mc Donalds abrir uma loja na mesma rua, haverá uma guerra para conquistar a clientela. O Mc Donalds oferecerá preços mais baixos ou produtos diferentes, como uma ampla variedade de ingredientes nos sanduíche, para atrair os clientes que vão regularmente em outra lanchonete. O Subway, por sua vez, pode então reagir, baixando seus preços ou oferecendo ofertas ou outra promoção especial para tentar convencer o cliente a continuar comendo lá. Os consumidores se beneficiam da concorrência, já que os comerciantes baixam os preços e oferecem promoções para manter os clientes.

Valor da propriedade

As condições locais ajudam a determinar os valores de propriedades em um bairro. Se sua casa está localizada em um bairro limpo, seguro, perto de escolas, parques, transporte, lojas, restaurantes e entretenimento público, será atribuído um valor de propriedade maior do que uma casa em um bairro com alta criminalidade, acúmulo de lixo ou que se situe no distrito industrial da cidade, com acesso limitado ao transporte público porque oferece um alto padrão e uma melhor qualidade de vida. Outros fatores, tais como a possibilidade de conceder empréstimos a compradores pelos bancos e a capacidade de reembolsar esses empréstimos conforme contratado, também afetam os valores das propriedades. A recessão de 2008-2009 deflagrou quando os bancos nacionais concederam um montante exagerado de empréstimos e os compradores não conseguiram saldá-los. Isso resultou em uma queda no mercado imobiliário despencando os valores das propriedade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível