Estilo

Princípios de simetria no design

Escrito por calia roberts | Traduzido por mariana yonamine
Princípios de simetria no design

Há cinco princípios de simetria em design

Thinkstock/Comstock/Getty Images

O termo "simetria" se refere ao senso de harmonia e estética agradável nos elementos de um design específico. Os princípios de simetria são conceitos usados no conteúdo expresso pelo trabalho ou para organizar os elementos estruturais dele. Os cinco princípios de simetria são: balanço, ritmo, destaque, unidade e proporção.

Outras pessoas estão lendo

Balanço

No design, o balanço se refere à organização dos elementos para conseguir equilíbrio visual. Há duas formas diferentes de consegui-lo: simetria ou assimetria. O balanço simétrico, ou formal, ocorre quando uma arte tem peso visual igual em lados iguais de um elemento centralizado. O balanço assimétrico, ou informal, ocorre quando vários objetos de pesos variáveis se equilibram quando colocados ao redor de um elemento central.

Ritmo

O ritmo é a repetição ordenada de certos elementos, como uma batida de música. No entanto, a batida se torna uma parte visual do padrão do design. Há várias formas de criá-lo, incluindo repetição e alternância. A repetição do mesmo elemento, como uma cor ou forma, produz um ritmo visual. A alternância é a criação de uma sequência de motivos repetidos em um design, como claro e escuro ou redondo e quadrado.

Destaque

O destaque é o ponto da composição que chama mais atenção de quem vê. A maioria das artes contêm um ponto principal de destaque, com pontos secundários espalhados pelo trabalho. Tipicamente, um designer destacará elementos na composição através de repetição ou contraste de formas, cores, tamanhos e texturas ou na colocação de certos elementos em posições estratégicas para chamar atenção para certo ponto.

Unidade

A unidade é a coerência de todos os elementos e princípios de um design. Quando há unidade, há total harmonia de todas as partes individuais. A forma mais comum de consegui-la é usar consistência de cores, formas e padrões. A unidade também é um conceito no qual o uso dos princípios e elementos como um todo produzem certa qualidade, função ou aparência de certo designer ou estilo de uma época.

Proporção

A proporção é a relação harmoniosa entre elementos, principalmente em relação a tamanho e cor. Ela une todos os princípios do design, pois é essencial para criar pontos focais, dominância, ritmo, balanço e fluxo. Há várias formas de produzir boas proporções em design, incluindo criar áreas maiores e menores e colocar elementos parecidos próximos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media