Princípios teóricos da sociologia

Escrito por rebekah smith | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Princípios teóricos da sociologia
A sociologia estuda o comportamento e suas causas e efeitos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A sociologia procura entender a cultura, a dinâmica dos grupos, a socialização, o crime, a interação social do comportamento coletivo e a mudança social. Sociologia é o estudo das relações e de como os indivíduos se relacionam com os outros. Relações interpessoais e indiretas são exploradas. Comportamentos e as suas causas são avaliados.Todas as avaliações da sociologia relacionam a pessoa à sociedade ou grupo a que pertencem, sendo que este comportamento não pode ser separado do grupo de pessoas.

Outras pessoas estão lendo

Positivismo

O positivismo é a aplicação do método científico à sociologia. Os sociólogos agruparam a sociologia com outras ciências naturais, como a física e a química, eles procuraram fatos, e não, tradição, opinião ou revelação. Os positivistas acreditam na teoria da causa e efeito, e acreditam que a sociedade e as condições sociais ditam o comportamento, como a recessão causando altas taxas de criminalidade, e não o livre arbítrio. Positivistas fazem distinção entre as teorias que eles observam. Os únicos fatos são aqueles que podem ser diretamente observados. Aqui, o conhecimento é baseado na experiência apenas. A pesquisa é feita através de entrevistas estruturadas, pesquisas, experiências e observações.

Interpretivismo

O interpretativismo critica o positivismo, mas ainda considera lógica e método científico para a avaliação da sociedade, no entanto, considera ciências naturais e sociais de forma diferente, e cria métodos de avaliação diferentes.O interpretativismo acredita que indivíduos escolhem suas ações propositalmente e aplicam o seu próprio significado a essas ações. A sociedade não faz as pessoas agirem de maneiras específicas, mas as pessoas interpretam as situações sociais e escolhem suas ações. Por exemplo, em vez de investigar a causa do crime, o comportamento criminoso é interpretado do ponto de vista do criminoso. A pesquisa é mais indulgente e inclui entrevistas não estruturadas e observação participante.

Realismo

O Realismo concorda com o positivismo e afirma que a sociologia pode ser avaliada através do método científico. A diferença é que todas as provas são estritamente observáveis. O realismo compreende os aspectos ocultos de comportamentos individuais e sociais. O Realismo é impulsionado pela teoria, não por observação e não existe separação entre teoria e observações. As teorias são criadas e os dados são reunidos para apoiarem a teoria. Os dados que apoiam a teoria são sempre recolhidos, e as teorias não são testadas em comparação umas com as outras.

Interdependência

A interdependência ilustra e explora a relação entre o "mundo" imediato de um indivíduo e sociedade como um todo. Interdependência avalia a conexão entre esses dois tipos de ações, no entanto, não existe “sociedade com um todo”. Cada indivíduo, grupo e país é muito diferente dos outros, por isso ações e reações não são uniformes em todos os grupos. Governos, sistemas de ensino e a economia, todos dependem uns dos outros, e as pessoas dependem desses três.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível