×
Loading ...

Como fazer um prisma de arco-íris em casa

Atualizado em 17 abril, 2017

Crianças entendem melhor a ciência quando podem ouvir a informação e também ver uma demonstração do princípio ensinado em ação. Fazer um prisma caseiro é uma maneria de mostrar às crianças como prismas separam o espectro de luz em muitas cores diferentes. Embora primas de quartzo claro brilhem e façam vários arco-íris pelo quarto quando usados propriamente, você não precisa de um prisma de verdade para mostrar às crianças como a luz é feita de várias cores. Em vez disso, é possível fazer seu próprio prisma usando alguns itens caseiros.

Instruções

Compare e contraste prismas ao fazer variações caseiras (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Encha copos transparentes de vários tamanhos e formas com água em quantias variadas. Encha, por exemplo, um copo grande pela metade, um copo de dose completamente e 3/4 de um copo americano. O importante é juntar tantos tamanhos e formatos diferentes de copos quanto for possível.

    Loading...
  2. Coloque os copos em uma superfície lisa, como uma mesa de café. Leve-os levemente sobre a borda da mesa, de modo que menos da metade dos fundos do copo estejam sobre a borda da mesa.

  3. Coloque o lençol branco grande no chão em frente aos copos. Ele servirá como sua "tela" para poder ver o espectro colorido claramente conforme a luz passar por cada copo e criar um arco-íris.

  4. Ligue a lanterna e direcione-a contra os copos em direção ao lençol. É possível que você precise de mais de uma lanterna para este passo, especialmente se estiver usando muitos copos. É possível que você tenha que fazer experimentos com o ângulo da luz para criar um espectro claro de arco-íris no lençol branco - talvez até mesmo subir em uma cadeira ou em uma escada para criar o efeito correto.

  5. Crie ondulações na água com seus dedos para que os arco-íris pareçam brilhar.

  6. Coloque os copos d'água em uma janela ensolarada para o mesmo efeito. Experimente com o posicionamento do lençol para ver seus arco-íris claramente. Compare e contraste os arco-íris de diferentes tamanhos criados com os diferentes copos. Alguns copos e quantias de água podem produzir dois arco-íris.

  7. Use um conta-gotas para tirar água de alguns copos e adicionar a outros para mudar o efeito do arco-íris no lençol. Pergunte questões abertas às crianças para ajudá-las a entender como seus prismas caseiros quebram a luz em tons de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Loading...

O que você precisa

  • Vários copos transparentes
  • Lençol branco grande
  • Conta-gotas
  • Água
  • Lanterna
Loading ...
Loading ...