on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Problema fundamental da economia

O problema fundamental da economia é a escassez de recursos. Somente uma quantidade de pessoas está disponível para trabalhar; somente alguns materiais estão disponíveis para serem utilizados e somente um quantidade de dinheiro está disponível para ser gasto. Sem esse problema fundamental, as pessoas poderiam ter quase tudo o que desejassem. Tal como é, as decisões precisam ser tomadas e podem ter efeitos negativos sobre alguns indivíduos. Os governos e o mercado escolhem os métodos e as commodities na produção.

A escassez na economia cria um problema na distribuição de recursos (money money money image by Arman Zhenikeyev from Fotolia.com)

O que é produzido?

Cada sociedade tem recursos disponíveis que desempenham um papel na decisão do que deve ser produzido. Se um país tem produtores de milho extremamente talentosos e um solo perfeito para o cultivo, provavelmente escolherá produzir o cereal. Como o país é eficiente no cultivo de milho, o custo será mais barato. Se o país não tiver talento no cultivo de maçãs, o custo da aprendizagem, da formação e do desenvolvimento do solo para sua produção será muito alto. Em um mundo de escassez, o governo ou o mercado pode decidir que não vale a pena cultivar maçãs.

Loading...

Como é produzido?

Devido aos avanços tecnológicos, as máquinas podem trabalhar mais por um custo menor em comparação com as pessoas. Em virtude disso, os trabalhadores perdem seus empregos e podem permanecer desempregados. Por causa da escassez de recursos e da demanda por preços baratos, as empresas optam pelo emprego de máquinas. Em sociedades onde as pessoas trabalham por muito pouco, algumas empresas acham que o uso de máquinas é mais caro do que o uso do trabalho manual. Se não existisse a escassez, a consideração do custo do método de produção não entraria no jogo.

Produzido para quem?

Em virtude da escassez de recursos, decisões precisam ser tomadas sobre a destinação dos recursos produzidos. O governo pode tomar a decisão de construir estradas, o que poderia beneficiar as pessoas mais ricas que possuem carros e as companhias de petróleo que abastecem os veículos. Por outro lado, o governo poderia decidir investir em sistemas ferroviários leves que poderiam beneficiar as pessoas com rendimentos mais baixos que precisam de uma maneira barata para chegar ao trabalho e transporte público. Sem escassez, o governo poderia investir em ambos. Com a escassez, o governo precisa decidir se deve ajudar os ricos que possuem negócios ou os menos favorecidos que são a principal fonte de produção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...