Problema de joelhos rígidos

Escrito por diane makar murphy | Traduzido por monica ferreira rocha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problema de joelhos rígidos
Devido ao joelho ter amplitude de movimento, ele é mais propenso a sofrer lesões (Morguefile.com)

Embora possamos pensar no joelho como uma dobradiça, ele é muito mais complicado do que isso. A articulação do joelho é capaz de ir de um lado a outro, estender, dobrar e girar. Tal amplitude de movimento proporciona mais oportunidades para uma possível lesão. Um sintoma comum de lesão é o joelho rígido, que surge através de inúmeras condições, como lesão nos ligamentos LCA, LCL, LCM ou LCP, artrite, fratura da patela e a conhecida como ''joelho de saltador''. Às vezes, uma lesão conduz à rigidez. A articulação do joelho também pode tornar-se dura após uma cirurgia (como a reconstrução do LCA) ou como resultado de artrite.

Outras pessoas estão lendo

Lesões e joelho rígido

A articulação do joelho é frequentemente machucada durante a prática desportiva ou devido ao uso excessivo antes de seu completo amadurecimento. Lesões comuns ocorrem nos ligamentos do joelho que conectam um osso a outro, tendões que ligam os músculos aos ossos, cartilagem, bursa, um bolsa sinovial que mantém o líquido dentro das juntas, e nos próprios ossos do joelho.

Lesão LCA

Uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é comum entre os atletas. Inchaço, dor profunda no joelho, rigidez e instabilidade são sinais dessa lesão. Localizando-se dentro da articulação do joelho, ele sofre trauma quando ocorre um impacto, como em um salto, seguido de um movimento de torção. A lesão também acontece quando se fere o ligamento ao aterrissar com o joelho hiperestendido. Tratamentos recomendados incluem uma joelheira ou cirurgia acompanhada de fisioterapia.

Lesões LCL e LCM

O ligamento colateral lateral (LCL) liga a tíbia ao osso da coxa. Rigidez, dor no lado externo do joelho e dor ao dobrar ou estender a perna são sinais dessa ferida. Se a rigidez do joelho é acompanhada de dor no lado interior da articulação, em especial quando ocorre flexão ou extensão da perna, é possível ser um dano no ligamento colateral medial (LCM). Tanto na lesão LCL quanto LCM o tratamento imediato inclui a aplicação de uma bolsa de gelo por 10 minutos a cada duas horas e utilizar uma joelheira também pode ser útil.

Problema de joelhos rígidos
Uma lesão no ligamento cruzado posterior (LCP) não costuma causar dor ou inchaço

Lesão LCP

O ligamento cruzado posterior (LCP) é maior do que o LCA, mas também está sujeito a lesão. Uma torção no LCP não costuma causar dor ou inchaço, no entanto, rigidez e instabilidade são sintomas comuns. Uma joelheira e fisioterapia normalmente possibilitam que o atleta volte a jogar dentro de seis semanas.

Osteoartrite

O inchaço na articulação dos joelhos, rigidez — principalmente durante o inverno — e dores causada pelo uso excessivo da perna podem ser sinais de osteoartrite. Relacionada ao uso contínuo ou uma lesão anterior, a osteoartrite é caracterizada pela degeneração da articulação e geralmente aparece em pessoas de meia idade; compressas frias, joelheira e analgésicos ajudam. Se a dor tornar as atividades diárias insuportáveis, uma cirurgia para substituir a articulação é a solução.

Ruptura

A rigidez às vezes é o resultado de uma fratura da patela ou rótula, indicados por um defeito no joelho, dor intensa e inchaço. Os tratamentos incluem engessar a perna ou realizar cirurgia, seguida de terapia física.

Joelho de saltador

Outra causa da rigidez, que afeta muitos atletas adolescentes, é a tendinite patelar ou "joelho de saltador". O tendão patelar inflama, causando uma dor que aumenta depois de atividades como correr ou descer escadas. Muitas vezes essa condição ocorre durante o crescimento do adolescente e pode durar meses. Usar uma tira subpatelar, compressas de gelo e palmilhas com arco terapêutico às vezes ajuda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível