Problema de tela piscando no notebook Lenovo Y430

Escrito por elizabeth falwell | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problema de tela piscando no notebook Lenovo Y430
Uma tela piscando pode fazer você se sentir assistindo a uma luz estroboscópica (Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

O laptop Y430 da Lenovo é vendido com nove modelos diferentes. Lançado entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009, os computadores da série Y430 são do mesmo tamanho e formato, mas possuem processadores e luzes de fundo diferentes. As luzes de fundo diferentes são um fator chave para diagnosticar e reparar problemas de tela piscando do seu Lenovo.

Outras pessoas estão lendo

Luz de fundo problemática

Todas as telas LCD, incluindo as usadas nos modelos Y430 da Lenovo, são transmissivas, significando que elas precisam de uma luz de fundo para iluminar as imagens na sua tela. Sete dos nove modelos Y430 usam um Diodo Emissor de Luz, ou LED, como luz de fundo, enquanto os outros dois usam Lâmpadas de Cátodo Frio. A vida útil da tela LCD é de 100000 horas, que é igual a mais de 11 anos de uso contínuo. No entanto, a expectativa de vida das luzes de fundo é muito menor: são 50000 horas para o LED e 20000 a 40000 horas para a lâmpada de cátodo frio. Uma tela piscando, escurecida ou intermitente é um sintoma de uma luz de fundo com falha.

Inverter falhando

Se o seu Lenovo Y430 usa uma luz de fundo LED ou lâmpada de cátodo frio, ela precisa de um inverter para fornecer a energia para a iluminação. Apesar de inverters terem uma vida útil mais longa do que as luzes de fundo à qual eles fornecem energia, danos ao inverter, como um choque causado pela queda do laptop, podem danificar seus circuitos elétricos. Os sintomas de um inverter danificado são semelhantes aos de uma luz danificada, e você pode substituir a luz de fundo apenas para descobrir que o problema de tela piscando não foi resolvido.

Problemas de placa de vídeo

Oito dos nove modelos da linha Y430 usam o sistema Intel GMA 4500MHD, enquanto o nono modelo, o 2781-89U, usa uma placa de vídeo NVIDIA GeForce 9300M. Uma placa de vídeo digitaliza os dados de imagem que recebe do processador do seu laptop e os converte em imagens na tela. Uma placa de vídeo danificada não será capaz de enviar sinais coerentes para o seu laptop, resultando em pixelamento, congelamento e uma tela que pisca.

Problemas de fornecimento de energia

Se a bateria interna do seu Lenovo estiver baixa, você pode ver a tela piscando ou escurecendo, conforme o seu laptop tenta conservar energia. Mesmo um Y430 que está conectado a uma fonte de alimentação externa pode piscar se o cabo de alimentação não estiver ligado corretamente ao seu laptop ou à tomada, ou se o próprio cabo de alimentação estiver danificado.

Resolvendo o seu problema

A Lenovo produziu o seu último Y430 em 2009, e desde então, todos os nove modelos da linha Y430 foram descontinuados. Estes portáteis vinham com uma garantia limitada de um ano, que expirou há muito tempo para a maioria dos proprietários do Y430. Se você está enfrentando problemas de tela piscando no seu Lenovo Y430 e os testes básicos não resolveram o problema, você pode entrar em contato com o suporte ao cliente da Lenovo. No entanto, a empresa não irá trocar ou consertar o seu laptop de graça ou a um custo reduzido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível