Problemas com a bateria CMOS

Escrito por blaise n. blogtek | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas com a bateria CMOS
Veja dicas para economizar a sua bateria CMOS (Public domain)

O chip semicondutor que armazena a BIOS na placa-mãe é conhecido como CMOS. A bateria da CMOS fornece energia para manter as configurações da BIOS enquanto o seu PC está desligado.

Quando a bateria da CMOS está baixa, a seqüência de inicialização e outros problemas surgem. Tais questões têm levado muitas pessoas a entrar em pânico e fazer uma atualização de BIOS. Isso não resolve o problema, mas uma nova bateria pode resolver.

Preservar a sua bateria CMOS é relativamente fácil, mas requer atenção aos detalhes.

Outras pessoas estão lendo

Sinais de problema

O computador está perdendo as configurações de hora e data. Você está recebendo mensagens como: "Erro de leitura CMOS" (CMOS Read Error), "Erro de checksum" (CMOS checksum error), "carregar os padrões otimizados?" (load optimized defaults?) ou "Não foi encontrado setor de inicialização" (Boot sector not found).

Outros sinais são os dispositivos plug-and-play não serem reconhecidos, ou o disquete ou disco rígido não serem encontrados na sequência de inicialização.

Problemas com a bateria CMOS
A bateria tem formato de uma moeda

Causas

A bateria CMOS está baixa. A bateria irá acabar se o equipamento tiver sido armazenado durante um longo período.

Detritos ou obstrução, como poeira sobre os pontos de contato ou na bateria, podem causar falha. Um curto na placa-mãe ou em uma placa de expansão pode ser outra causa.

Considerações

Existem vírus que podem substituir as configurações da BIOS. Tal vírus pode imitar as mensagens na tela de vídeo para enganá-lo, mas isso não é muito comum hoje em dia.

Uma placa-mãe com defeito pode causar uma corrupção que se parece com problemas da CMOS.

Uma fonte de energia insuficiente pode fazer placas de expansão e placas de E/S, tais como placas de vídeo, pararem de funcionar. Às vezes isso pode ser confundido com uma CMOS defeituosa.

Manutenção

Evite longos períodos com o computador desligado. Deixe o computador ligado, mas desligue o monitor. Para fazer isso, você pode usar os modos de economia de energia para as unidades e monitor.

A temperatura no interior do gabinete tem influência sobre a bateria. Troque a bateria a cada dois anos.

Se houver uma chance de ser um problema na CMOS, troque a bateria.

A voltagem da bateria não deve ficar abaixo de 2,5 volts. Verifique os pontos de contatos com um voltímetro.

Solução

Troque a bateria da CMOS. Tire a bateria antiga da CMOS quando for comprar um novo. A bateria ou célula tem um número, normalmente "CR2032." Estas baterias são baratas.

Substituição

Imprima ou anote as configurações da BIOS. Desligue e abra o seu computador, e localize a bateria, como a da foto. A bateria está em um slot de fácil acesso no painel principal.

Remova a bateria antiga. Limpe os contatos suavemente com um cotonete seco para limpá-lo, se necessário. Certifique-se de que não há manchas de impressões digitais sobre a nova bateria.

Coloque a bateria em seu suporte. Às vezes, há um anel de retenção que dá um clique ao inserir.

Recoloque a tampa e inicie o computador. Ele deverá iniciar sem problemas. Vá para as configurações e redigite as suas configurações. Reinicie o computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível