Problemas causados pelo iogurte Activia

Escrito por karen waggoner | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas causados pelo iogurte Activia
A ingestão de Activia pode não fazer milagres para todas as pessoas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Assim como muitos outros produtos publicitários, o iogurte Activia da Danone foi testado por milhares de consumidores, além de médicos, hospitais e advogados. Uma parte dos compradores e consumidores do Activia está satisfeita com o produto, que deu fim ou amenizou seus problemas intestinais. Porém, também houve reclamações suficientes sobre o produto para que a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos estabelecesse limites para as propagandas da Danone.

Outras pessoas estão lendo

A proposta

A linha de iogurtes da Danone chamada Activia tem sido amplamente divulgada na televisão, no rádio, em jornais e revistas. O mesmo produto, ou similar, é vendido e anunciado em vários países. O fabricante diz, especificamente, que a ingestão diária do iogurte durante duas semanas resulta na solução de problemas digestivos comuns, como a obstrução intestinal, os gases e o inchaço. Alguns entusiastas dão crédito ao produto pelo sucesso de seu tratamento.

O produto

O Activia é um produto lacticínio que contém uma alta concentração de "probióticos", ou seja, bactérias vivas e digestivas. Diz-se que esses ingredientes são a melhor e a mais natural forma de resolver problemas comuns do trato digestivo. Outros produtos, cápsulas, bebidas e iogurtes também alegam conter probióticos, mas nenhum deles apresenta propagandas publicitárias tão notórias quanto as do Activia.

Reclamações

Alguns meses após o aparecimento do iogurte Activia e de suas propagandas, os consumidores começaram a reagir tanto positiva quanto negativamente ao produto. Enquanto que uma parte dos fregueses do Activia relataram resultados satisfatórios com a ingestão do iogurte durante duas semanas, outros queixaram-se de que não houve melhorias ou que os sintomas aumentaram. As reclamações resultaram em vários processos e na determinação da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos de que as propagandas deveriam especificar uma ingestão do iogurte três vezes ao dia, durante duas semanas.

Advertências

Um dos problemas causados pelas propagandas do Activia é que elas dão a entender que problemas sérios como a síndrome do cólon irritável (SCI), que inclui sintomas como colites e colites ulcerativas, podem ser curados ou extinguidos com a ingestão do iogurte. Alguns pesquisadores afirmam que, além de não abrandar a SCI, o Activia pode piorar a situação, uma vez que muitas das pessoas que sofrem dessa doença são alérgicas a lacticínios. Pessoas que sofrem de SCI podem não saber de sua alergia e acabarem ingerindo Activia pensando que ele ajudará na sua recuperação, para perceber depois que os sintomas pioraram ao invés de desaparecerem.

Conselhos

Tome cuidado ao utilizar produtos probióticos como o Activia, prestando sempre atenção aos resultados. Se a ingestão do iogurte causar dor ou outro tipo de desconforto, suspenda seu uso. No caso de problemas digestivos persistentes, consulte um médico para obter recomendações de tratamento, que provavelmente incluirão muito líquido e fibra, assim como redução no estresse.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível