Problemas com o chaveador HDMI

Escrito por michael j. scott | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas com o chaveador HDMI
Uma típica configuração de alta definição (Image by Flickr.com, courtesy of Declan Jewell)

Nos últimos anos, os cabos HDMI tornaram-se o padrão para a transmissão de sinais em alta definição de um aparelho de reprodução para TV. Até 2008, era comum fabricantes incluírem somente uma ou duas entradas HDMI nos aparelhos de televisão. Com a popularização dessa tecnologia, as portas HDMI tornaram-se uma necessidade. Adicionando um chaveador HDMI a um home theather, os usuários podem utilizar vários dispositivos HDMI, mesmo que a TV ou o receiver possuam apenas uma ou duas entradas. Embora os chaveadores sejam geralmente confiáveis, alguns problemas comuns podem surgir.

Outras pessoas estão lendo

Visão geral

A interface multimídia de alta definição, ou HDMI (do inglês high definition multimedia interface), tem a capacidade de transmitir vídeo de alta definição e áudio descomprimido através de um cabo único. O HDMI possui inúmeras vantagens sobre os cabos mais antigos, incluindo a capacidade de enviar áudio e vídeo no mesmo cabo e transmitir resoluções de até 1080p.

Chaveadores HDMI

Embora o HDMI apresentasse muitas vantagens sobre os cabos mais antigos, as primeiras televisões de alta definição e receiver HDMI não incluíam mais do que uma ou duas portas. Como os aparelhos de Blu-ray, TVs a cabo e consoles de videogame de alta definição tornaram-se mais populares, as portas HDMI são cada vez mais necessárias.

Sem um chaveador, a única opção muitas vezes é trocar os dispositivos conforme a necessidade ou utilizar cabos componentes, que não são capazes de transmitir imagens de 1080p. Utilizando um chaveador HDMI, pode-se adicionar até cinco portas HDMI em uma única entrada da TV ou do receiver. Todos os dispositivos HDMI podem ser conectados ao chaveador e um único cabo HDMI pode sair dele até a entrada HDMI da TV ou do dispositivo.

Problemas

O problema mais comum encontrado nos chaveadores HDMI é o erro de handshake do HDCP. O HDCP é um serviço de proteção contra cópias digitais, em acordo com a indústria do entretenimento. Para ter acesso ao conteúdo de alta definição, sua TV, seu receiver e demais aparelhos devem ser compatíveis com o HDCP. Caso um dos dispositivos não seja compatível, os outros dispositivos bloquearão o sinal e a televisão não receberá imagens.

O HDCP opera utilizando um processo de transmissão de sinal conhecido como handshake. Cada dispositivo deve enviar um sinal para outro na série e os outros dispositivos devem responder. Se, por alguma razão, o handshake não ocorrer, o sinal será bloqueado e a imagem não será exibida.

Como um chaveador HDMI também é um dispositivo HDMI, ele deve ser compatível com o HDCP, para que a imagem transmitida pelo aparelho de reprodução possa ser exibida. Quanto mais dispositivos tiver na série, mais improvável será a ocorrência do handshake.

Soluções

Para solucionar problemas de HDCP, é preciso testar cada componenete para descobrir onde o handshake não está acontecendo. O procedimento recomendado é desligar todos os aparelhos e ligá-los novamente, começando com qualquer aparelho de reprodução, seguido do chaveador e do receiver. Se isso não funcionar, ligue-os na ordem inversa. Reiniciar os aparelhos forçará um novo handshake do HDCP, de preferência corrigindo o problema.

Se nada funcionar, a única opção é remover componentes da série. A remoção do chaveador e do receiver garante uma conexão direta entre o aparelho de reprodução e a TV, limitando assim o número de aparelhos que possam causar um problema de HDCP. Caso aconteça um handshake, dispositivos adicionais devem ser adicionados até que o problema apareça novamente. Eliminar os aparelhos em funcionamento ajuda a determinar a origem do problema de HDCP.

Outros problemas

Outro problema comum nos chaveadores HDMI é a perda completa do sinal, em que o áudio e o vídeo não chegam à televisão. A causa mais comum são cabos HDMI danificados ou de baixa qualidade, que algumas vezes levam à perda total do sinal. Um chaveador manual e cabos HDMI excessivamente compridos são outros fatores que podem causar problemas de perda de sinal.

Cabos HDMI de alta qualidade e um chaveador com uma fonte de alimentação independente podem corrigir o problema. Remova o chaveador HDMI da configuração para verificar se o problema persiste. Em caso negativo, então o chaveador provavelmente está com defeito e deve-se entrar em contato com o fabricante para uma possível reposição.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível