Problemas comuns e soluções do RAV4

Escrito por andrea stein | Traduzido por eduardo horst maidana
Problemas comuns e soluções do RAV4
O Toyota RAV4 pode sofrer de algums problemas que requerem diagnóstico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Introduzido em 1994, o Toyota RAV4 é um Sport Utility Vehicle (Veículo esportivo utilitário, em inglês) fabricado pela Toyota. Esse carro sofre de alguns problemas operacionais geralmente diagnosticados e resolvidos de maneira fácil.

Problemas na vedação das janelas

As vedações de borracha na borda superior das janelas do carro, projetadas para manter o interior do carro protegido de ar, chuva e outros elementos da natureza, podem rachar devido ao desgaste prematuro e quebrar no RAV4. Inspecione essas vedações removendo-as com um par de pinças e inserindo uma nova vedação usando um kit de reposição para esse fim.

Válvula de respiro

As válvulas de respiro do RAV4 podem ser obstruídas e sofrer de falhas elétricas devido ao acúmulo de resíduos do sistema de recipientes evaporativos. A falha das válvulas de respiro são geralmente indicadas por um código de diagnóstico, como "P0446", podendo ser resolvida com a substituição das mesmas.

Problemas no sensor de oxigênio

O sensor de oxigênio do RAV4, responsável por medir o nível de oxigênio presente na mistura ar-combustível, pode falhar, resultando em baixa performance do motor e emissões de carbono aumentadas. Teste o sensor de oxigênio com um voltímetro digital para garantir a voltagem apropriada. Se a voltagem continuar mais baixa do que as especificações para o seu RAV4, substitua o sensor de oxigênio.