Problemas e doenças no casco de cavalos

Escrito por debra durkee | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas e doenças no casco de cavalos
Para manter seu cavalo saudável, é essencial que se mantenha os cascos em boas condições (Image Source/Photodisc/Getty Images)

O cuidado apropriado dos cascos do cavalo é fundamental para a saúde e o bem-estar geral do animal. Os cascos são bem adaptados para carregar o peso que eles precisam sustentar, bem como aguentar o impacto causado pelo cavalo galopando, mas é importante ficar de olho na condição dos cascos dos cavalos. Por mais bem projetados que eles sejam, os cascos estão susceptíveis a um número de problemas e doenças.

Outras pessoas estão lendo

Rachadura

Uma rachadura no casco pode aparecer quando o cavalo corre frequentemente em superfícies muito duras, como concreto e asfalto, ou também como resultado de uma ferragem mal feita, de condições climáticas extremas ou de sobrecarga de trabalho. A rachadura pode se tornar um problema crônico para o casco afetado.

Sapinho

O sapinho é uma infecção bacteriana comum em condições úmidas. Ela é facilmente reconhecida pelo cheiro distintivo que causa -- esse cheiro vem da parte inferior, que é macia, do casco do cavalo ("frog", ou "sapo", em inglês) começando a apodrecer. Limpezas regulares e tratamento com produtos comerciais geralmente são o suficiente para se livrar dessa infecção.

Laminite

A laminite é uma doença que afeta a lâmina do casco. Ela pode ter diversas causas, sintomas e tratamentos, e nem todos os sintomas são imediatamente visíveis a olho nu. Os sintomas incluem o aquecimento do casco, o cavalo tentar aliviar a pressão nos cascos afetados, passos incertos e vagarosos e suadores anormais. As causas podem variar de uma dieta não balanceada até uma reação alérgica. As complicações podem incluir a separação da parede do casco do resto do pé, afundamento e a penetração do osso no pé.

Quittor

O quittor é resultado de um machucado na perna do animal, acima do casco, onde matéria estranha entra na perna e se acumula embaixo do casco. Para se remover essa matéria, muitas vezes é necessário cortar uma parte do casco.

Síndrome navicular

A síndrome navicular acontece no osso navicular, no pé do cavalo, e pode se manifestar como uma inflamação no tecido a redor do osso ou com a degeneração do osso em si. As causas incluem o aparamento errado ou o não aparamento do casco, má configuração do casco, obesidade, ferragem errada e o trabalho pesado em superfícies duras por um longo período de tempo. Os sinais incluem o cavalo evitando colocar pressão nos calcanhares dos pés. Existem tratamentos que variam dependendo do animal e da condição, mas, em geral, acredita-se que essa síndrome não é reversível.

Cascos secos

Cascos muito secos são tão perigosos quanto os que estão constantemente molhados. Os cascos secos podem ser mais susceptíveis a rachaduras e lascamentos.

Abscessos

Os abscessos são geralmente resultados de uma machucado na parte macia do pé do cavalo, ou até mesmo de uma picada, e pode causar dor ao animal. Quando estiver limpando o casco do animal -- o que deve ser feito diariamente -- é importante olhar bem para se ter certeza que não existem sinais visíveis desse tipo de ferimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível