Problemas enfrentados ao trabalhar em uma sala de aula multisseriada

Escrito por david stewart | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Ao contrário de salas de aula tradicionais, onde você tem alunos com a mesma faixa etária, uma sala de aula multisseriada reúne alunos de diferentes idades, com uma diferença de idade pré-determinada entre eles. O objetivo de um sistema de educação multisseriado é permitir que os alunos aprendam em seu próprio ritmo e de acordo com as suas capacidades de aprendizagem, ao invés de trabalhar com um currículo uniforme, como muitas vezes é feito em classes de série única. Ensinar em classes multisseriadas é um processo complexo e não é isento de inconvenientes. No entanto, a implementação efetiva do sistema, envolvendo a colaboração dos gestores escolares, professores e da comunidade local pode trazer sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Acomodando diferentes necessidades de aprendizagem

Em uma sala de aula multisseriada, o professor enfrenta o desafio de desenvolver planos de aula abordando os alunos com diferentes necessidades de aprendizagem. Crianças da mesma idade podem diferir em seus níveis de inteligência, sendo que as as mais velhas precisam de planos de aula que contenham conhecimentos mais amplos quando comparados com os dos alunos mais jovens. Em um exemplo dado pelo Dr. Thomas Greene, diretor de Educação da Universidade de Oregon, Portland, um plano de aula para ensinar aos alunos os componentes essenciais para o crescimento da planta tem que ser desenvolvido de tal forma que aborde o nível de inteligência de cada aluno de uma sala de aula multisseriada. Assim, aos mais jovens pode ser dada a tarefa de cultivar sua própria planta, observar e registrar o seu crescimento, enquanto que os alunos mais velhos podem analisar a influência de fertilizantes nas plantas.

Exigência de novos conhecimentos e habilidades

Em um ambiente multisseriado, os professores e os gestores da escola devem ser conhecedores do desenvolvimento mental das crianças de diferentes idades e de como as suas necessidades de aprendizagem e habilidades mudam à medida que crescem. Os especialistas devem estar cientes dos diferentes métodos de instrução apoiados por pesquisas e viabilidade prática, e treinar professores em tais métodos. No entanto, mesmo os métodos de ensino bem pesquisados ​​podem deixar de atender às necessidades de aprendizagem de uma sala de aula, por isso os professores devem ter a capacidade analítica de avaliar a adequação de um método para sua própria classe. Eles devem ter paciência, vontade e determinação para experimentar diferentes métodos na prática e adaptá-los à realidade em que trabalham. Os professores das salas de aula multisseriadas também deve ser capazes de utilizar diferentes métodos para avaliar o desempenho de cada aluno.

Falta de apoio da gestão

Um sistema de educação multisseriado não pode sobreviver sem o apoio da gestão. É a administração da escola que deve fornecer treinamento e apoiar seus professores emocionalmente para que o trabalho tenha sucesso. A mudança de um ambiente rotineiro e conhecido para uma sala multisseriada e mais complexa requer um imenso ajuste de mentalidade, que pode ser emocionalmente desgastante para os professores. Mesmo os mais experientes podem acabar frustrados e deprimidos se forem incapazes de ganhar proficiência nas habilidades necessárias. Alguns professores podem ter resistência para fazer essa transição. A administração da escola deve acomodar todas essas mentalidades e criar uma atmosfera encorajadora, em que os professores não temam cometer erros e estejam dispostos a aprender, sem inibições.

Tempo, dinheiro e recursos

A implementação de um sistema de ensino multisseriado é um processo demorado. Há um investimento monetário substancial a ser feito em relação à formação de professores, manutenção de professores substitutos e acomodação de diferentes recursos, tais como livros, vídeos e outras tecnologias avançadas, para atender às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos. Estratégias para angariar o apoio da comunidade para este processo também são igualmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível