Problemas no filtro do cartucho

Escrito por bud maxwell | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas no filtro do cartucho
Piscina (Image by Flickr.com, courtesy of Rodrigo Soldon)

Ao planejar a sua piscina, você deve se certificar de que pensou em tudo, porque uma vez que a piscina for construída, ela ficará lá para sempre. Você não terá que decidir apenas o tamanho e a forma da sua nova piscina, mas também que tipo de filtro comprar para manter a água limpa

Outras pessoas estão lendo

Tipos de filtros

Há três tipos de filtros usados para limpar água nas piscinas: o filtro de areia, o filtro de terra diatomácea (TD), e o filtro de cartucho. Os filtros de areia filtram cerca de 20 a 40 microns; os TDs de 1 a 3 microns; e os de cartucho, de 10 a 20 microns. Mas observar apenas o nível de filtrações de um filtro nos conta apenas uma pequena parte da história.

Como eles funcionam

É simples: os filtros de areia são limpos ao acionar uma válvula e retrolavar a sujeira e os detritos. Os filtros de TD são limpos da mesma forma, mas seu compartimento deve ser reposto sempre que necessário. Os filtros de cartucho devem ser desmontados e limpos à mão, um trabalho que provoca bagunça e leva tempo para ser feito.

Abrindo o compartimento do filtro

Quando a pressão de água dentro do filtro alcança um certo nível, já é hora de limpá-lo. Com um filtro de cartucho, a bomba deve ser desligada e o compartimento do filtro deve ser retirado. Os fabricantes querem que o dono da piscina acredite que ferramentas não são necessárias para remover o encaixe "rápido", mas depois de um tempo, surgem depósitos de cálcio no local que dificultam a tarefa com o uso de chaves inglesas e, às vezes, uma chave de fenda como ferramenta de alavanca. Prepare-se para uma inundação de água assim que o selo for quebrado, pois toda a água armazenada no filtro vai vazar.

Limpando filtros de cartucho

Uma vez que você retirou o compartimento do filtro, você verá cinco ou seis cartuchos de papel tubulares verticalmente. Sujeira e detritos estarão presentes nestes filtros, variando de cabelos e aglomerados de sujeira a folhas e penas de pássaros. Cada tubo deverá ser retirado do compartimento e lavado separadamente. Uma mangueira de alta pressão é muito útil para esse trabalho, se você usar este tipo de mangueira ou uma mangueira comum, todos os detritos precisam ir para algum lugar. E este "algum lugar" geralmente é o seu quintal ou gramado, que então deverá ser limpo também, com tudo descartado no lixo.

Custos

Os custos para substituir os filtros de cartucho por completo podem ser acima de R$ 400, um valor que impede que muitas pessoas comprem um conjunto extra e pronto para ser instalado. Quando comprados, os cartuchos limpam até o nível mais baixo de filtração, mas para alguns, passar uma tarde inteira molhado e sujo limpando esses tubos não vale o esforço. Muitos preferem passar apenas 5 minutos sem se molhar limpando um filtro de areia, simplesmente revertendo uma válvula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível