Problemas de formatação com um MicroSD

Escrito por iam jaebi | Traduzido por rafael assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de formatação com um MicroSD
Evite problemas de formatação com os cartões de memória (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os cartões de memória vêm em uma variedade de capacidades de armazenamento, tais como 2 e 8 GB. A capacidade total de um cartão de memória determina qual o melhor sistema de formatação disponível. É importante entender como esses cartões são formatados para evitar problemas ao usá-los em dispositivos eletrônicos.

Outras pessoas estão lendo

Conceitos básicos do FAT

O FAT (File Allocation Table) é um sistema de memória de arquivos de computador usado em cartões de memória micros. Os computadores e eletrônicos são desenvolvidos para funcionar com sistemas de arquivos específicos. Se o seu cartão de memória não estiver formatado segundo as especificações do seu computador ou aparelho eletrônico, ele pode não funcionar corretamente até que seja formatado. Esse processo, em qualquer tipo de memória reorganiza os dados do dispositivo, o que resulta na exclusão de qualquer informação contida no cartão. Por exemplo, se a sua câmera digital usa o FAT e o seu computador usa outro sistema de arquivos, você pode não conseguir usar o cartão de memória da câmera no computador.

Formatando cartões de memória abaixo de 2 GB

Desde que foi criado, o sistema de arquivos FAT tem sido capaz de trabalhar com dispositivos de armazenamento maiores. Os cartões micros com capacidade de armazenamento de 2 GB usam o sistema conhecido como FAT16. Esse sistema foi um enorme melhoramento do sistema FAT original, capaz apenas de suportar capacidades até 32 MB. No entanto, à medida que o MicroSD e outras capacidades de cartões de memória se tornaram maiores, novos sistemas precisavam ser desenvolvidos, o que abriu espaço para problemas como sistemas múltiplos de formatação e incompatibilidades de sistemas.

Os dispositivos e o sistema de alocação de arquivo

O FAT32 é a maior encarnação do FAT e é capaz de suportar capacidades de memória de até 32 GB. O problema mais comum que os usuários enfrentam com os cartões de memória MicroSD é a formatação de fábrica. Por exemplo, se o seu smartphone está configurado para funcionar com o FAT16 e o seu cartão de 8 GB está formatado com o FAT32 (lembre-se que o FAT16 suporta apenas capacidades até 2 GB) você terá problemas de compatibilidade. Neste caso, você pode usar o dispositivo para formatar o cartão de memória no sistema FAT16, mas isto significa automaticamente que você não poderá usar 4 GB do total de armazenamento do cartão. Você pode esbarra com problemas parecidos de compatibilidade ao transferir o seu MicroSD para outros dispositivos ou computadores. A melhor opção é checar a documentação do seu aparelho, que sempre especifica o cartão de memória indicado. Escolha a maior capacidade disponível.

NTFS e compatibilidade

Já que os cartões de memórias são vendidos com os sistemas FAT16 ou FAT32, dependendo da sua capacidade, você pode encontrar problemas ao usa-los com os sistemas de arquivos NTFS do Windows. Isto será um problema apenas se você planeja usar o cartão de memória para armazenar informações em computadores que estejam usando o sistema NTFS. Se este for o caso, use o sistema operacional do Windows para formatar o cartão para o sistema NTFS.

Erros de formatação

Se você encontrar um erro de formatação ao tentar formatar o seu cartão microSD em qualquer sistema, o problema pode ser devido a uma proteção de escrita ou um defeito no cartão. Tente formatar o mesmo cartão em um outro aparelho para confirmar se ele está mesmo inoperante. Se este for o caso, o problema é físico e o único outro recurso é salvar os dados que você puder e substituir o cartão defeituoso por um novo. O problema de proteção contra escrita é fácil de resolver. Apenas garanta que a chave de proteção contra escrita do seu adaptador esteja desligada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível