Problemas de ignição no jipe Cherokee

Escrito por richard rowe | Traduzido por wanderson david
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Problemas de ignição no jipe Cherokee
Um jeep Cherokees (Image by Flickr.com, courtesy of looking for inspiration...) (Jacek Korona)

Se há um denominador comum entre praticamente todos os jipes Cherokees de 1984 a 1996, XJ, ZJ, WJ e os do tipo WK, é a má ignição. Embora tipicamente robusto, a maioria dos Cherokees vão acabar vivenciando a falha de ignição, deixando os antes felizes proprietários encalhados na estrada. Essas falhas são geralmente progressivas, apesar de os proprietários mais experientes terem a oportunidade de corrigi-las antes de se tornarem mortais.

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A falha

Os sintomas são fáceis de entender: o veículo não liga. Gire a chave, tudo liga, menos o motor.

O sistema de ignição

Quando você girar a chave, uma série de coisas acontecem. Primeiro, ao girar a chave você engrena o sistema de acessórios do veículo como uma transmissão. Um clique a mais ativa o resto do sistema, incluindo a ignição do motor, os indicadores e ventiladores elétricos. Girando ainda mais, engata-se o interruptor momentâneo que envia energia para o motor de arranque e inicia o motor.

Interruptor de segurança neutro

Para garantir que os proprietários distraídos não atropelem um cachorro, todos os fabricantes modernos usam uma chave de segurança neutra para desativar o motor de arranque, se a transmissão for deixada ligada. Esses interruptores estão normalmente em uma posição padrão ''desligado'', e devem ter uma corrente para ativar o relé de partida. Esta é a fonte dos problemas de ignição do jipe​​, mas pode ser facilmente substituída por qualquer proprietário com competência mecânica.

Substituição

O interruptor de segurança neutro está localizado na transmissão, onde a alavanca de mudança está anexada. Para substitui-lo você precisa simplesmente remover os fios anexados, tirar o sensor, instalar um novo e ajustá-lo. Por R$ 460,00 (na AutoZone) o sensor ''Duralast'' não é a escolha mais barata, mas vai durar muito mais do que o sensor genérico. Um benefício em substituir o sensor é que o de luz reversa é parte integrante da unidade, então você está adquirindo dois novos sensores de uma só vez. É caro, mas com certeza é melhor do que andar.

O conserto provisório

Muitos descobriram que nos estágios iniciais da falha, é possível religar o interruptor para conseguir chegar em casa. Se o seu jipe não pegar, tente colocá-lo em ponto morto, e depois ligue-o novamente. Isso funciona em 80 por cento de todas as falhas, e continuará funcionando por algum tempo até que um conserto definitivo torne-se obrigatório.

A pior das ideias

Alguns proprietários optam por simplesmente ignorar totalmente o interruptor de segurança neutro, unindo os fios arreios do sensor externo com os fios do ponto de ligação. Isso funciona, mas irá permitir que o veículo ligue até mesmo na marcha à ré. Faça um favor para você e para seu cachorro: simplesmente substitua o interruptor e pronto.

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