Problemas das juntas de cabeçotes de um veículo BMW

Escrito por william zane | Traduzido por ricardo guardati
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Problemas das juntas de cabeçotes de um veículo BMW
Juntas de cabeçotes dos veículos BMW podem apresentar alguns problemas (Zachary Mayne)

Apesar da BMW possuir uma das melhores engenharias do mundo e ser líder em muitos aspectos da indústria automotiva, muitos dos carros da fabricante podem sofrer de problemas de junta do cabeçote. Isso é causado por alguns fatores, como os BMWs parecem ter bombas de água, termostatos e radiadores que não duram muito tempo. Há algumas coisas que podem ser feitas para evitar que a junta do cabeçote deforme-se, bem como alguns sinais para checar, se considerar que ela tenha algum problema.

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Causas

A junta do cabeçote geralmente falha devido a um sobreaquecimento no motor, que, por sua vez, faz com que ela se deforme. Se isso acontecer, a junta do cabeçote não sela o bloco do motor, permitindo que o líquido de arrefecimento se misture com o óleo. Um motor pode se superaquecer por várias razões. Se a bomba de água falhar, o líquido de arrefecimento para de circular do radiador para o motor, causando superaquecimento, se o problema não for diagnosticado a tempo. Se for o termostato, então o ventilador não ligará e isso causará o superaquecimento. A possibilidade menos provável é de um problema no núcleo de radiador, embora isso também aconteça.

Identificação

Há vários sinais de que o BMW está com a junta do cabeçote queimada, como o medidor de temperatura sinalizando que o carro está funcionando superaquecido. Se a luz do líquido de arrefecimento acender, mesmo depois de fechado, ainda está vazando em algum lugar. Outra maneira de saber é abrindo a tampa do motor e revisando o óleo. Se a junta do cabeçote estiver queimada, o óleo estará misturado com o líquido de arrefecimento e terá uma aparência marrom leitosa. Se uma fumaça branca sair do tubo de escape, mesmo depois do carro estar aquecido, há uma boa possibilidade de haver problema.

Prevenção/solução

Há várias coisas que se pode fazer para garantir que o motor do BMW não sofra de junta de cabeçote queimada. É recomendável trocar a bomba de água a cada 96 mil km e substituir o termostato, se houver qualquer sinal de que o motor esteja esquentando. Apesar de radiadores serem caros, é uma boa ideia substituí-los a cada 160 mil km ou mais. Também é possível trocá-lo por um radiador de alumínio ou colocar uma bomba de água melhor. Também é bom trocar periodicamente o óleo de arrefecimento.

O que acontece se a junta do cabeçote estiver com defeito?

Se a junta do cabeçote de um BMW estragar, é difícil arrumá-la. A junta em si custa geralmente uns R$ 400, mas a remoção leva muitas horas. A maioria dos mecânicos cobra cerca R$ 3.000 pelo conserto.

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