Problemas de matemática para alunos de 4ª série

Escrito por luann voza | Traduzido por lucas borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de matemática para alunos de 4ª série
Pistas de contexto em problemas de matemática ajudam estudantes a inventar estratégias de sucesso para resolver problemas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Sucesso em matemática não se baseia apenas em saber como adicionar, subtrair, multiplicar e dividir. O sucesso global é saber quando aplicar essas habilidades para resolver problemas em situações da vida real. De acordo com o Conselho Nacional de Professores de Matemática dos Estados Unidos, a resolução de problemas é uma parte essencial do currículo de matemática. Atividades de resolução de problemas fornecem tarefas desafiadoras projetadas para melhorar a compreensão conceitual, um componente crítico da aprendizagem do aluno. A capacidade de resolver problemas de palavras envolve a leitura do problema e identificar pistas no contexto, ou palavras e frases que direcionem os alunos a elaborarem estratégias e identificar as operações matemáticas que podem ser usadas ​​para resolver os problemas.

Outras pessoas estão lendo

Adição

Os problemas típicos que utilizam adição envolvem a combinação de itens para encontrar o total. Pistas de contexto para adição envolvem as frases: "quantos ao todo", "em todo" ou "qual é o total". Siga essa questão como exemplo: existem 28 garotos de dez anos de idade e 23 de 11 anos nos times de futebol masculino da escola. Quantos meninos estão nos times ao todo? Essa parte "ao todo" direciona os alunos a combinar os valores de estudantes para encontrar a soma do número total de alunos.

Subtração

Subtração envolve conhecer o total e dividi-lo em partes ou comparar quantidades. Pistas de contexto incluem frases como: "quantos mais", "qual é a diferença" e "quantos sobraram". Os problemas típicos de subtração usando o dinheiro podem envolver fazer uma compra, dando ao caixa uma certa quantia de dinheiro e perguntar quanto de troco será recebido de volta. Tal pergunta pode ser como esta: Maria comprou uma caixa de lápis de cor que custa R$ 3,76. Ela deu ao caixa R$ 4,00. Quanto de troco Maria receberá? Isso direciona os alunos a subtrair o custo do valor dado para encontrar a quantidade de troco devido.

Multiplicação

Problemas de multiplicação geralmente exigem que o estudante identifique quantidades menores e combine-as para encontrar o total. Uma pista de contexto chave é a palavra "cada", indicando que a quantidade para um é a mesma para todos. Palavras semelhantes às pistas de adição incluem as palavras "em todo" e "ao todo". Um exemplo é a questão: trinta estudantes coletaram bilhetes para levantar fundos para a escola. Cada aluno coletou 24 bilhetes. Quantos bilhetes foram coletados ao todo? Os alunos são direcionados a multiplicar 30 por 24 para encontrar a resposta.

Divisão

Problemas de divisão envolvem tipicamente ter uma quantidade total e separá-la em grupos iguais de forma a encontrar o número de grupos ou o número em cada grupo. Pistas contextuais envolvem palavras e frases como "divididos em grupos", "colocados em grupos" ou "coloque a mesma quantidade em grupos". Os alunos são direcionados a dividir 234 por 9 para encontrar o número de grupos na seguinte pergunta: havia 234 estudantes no auditório, em filas. Cada fila tinha nove lugares. Se havia o mesmo número de estudantes em cada fila, quantas filas de nove haviam lá?

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível