on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Problemas com microfonia e chiado no microfone sem fio

Atualizado em 17 abril, 2017

O retorno nos microfones sem fio produzem chiados, zumbidos e microfonia, o que é irritante para quem fala e para a plateia. Os microfones sem fio exigem tanta sorte quanto conhecimento de seu uso por causa da lista infinita de circunstâncias que provocam perturbações indesejadas, segundo o site Pro AV Magazine. As fontes dos problemas com microfonia e chiado em microfones sem fio incluem sinais de frequência de rádio, tipos de microfones e o uso de alto-falantes.

Equipamentos digitais podem provocar microfonia e chiados em microfones sem fio (Triangle Images/Photodisc/Getty Images)

Frequência

Os microfones sem fio usam frequências compartilhadas. Outros equipamentos que funcionam nas mesma frequências às vezes se interceptam e geram um retorno. Esses itens incluem computadores, transmissores de rádio e TV e equipamentos de comunicação e digitais. Um microfone sem fio pode interferir no som de outro equipamento em uma sala diferente do mesmo prédio, na igreja do outro lado da rua ou de uma equipe de TV fazendo uma transmissão ao vivo nas proximidades. Os assistentes digitais pessoais (PDAs) arruínam um microfone sem fio quando um usuário se encontra a alguns metros de distância. Por exemplo, os populares BlackBerrys liberam poderosas explosões de energia de frequência de rádio que provocam chiado em um microfone sem fio, segundo o artigo do site Pro Av Magazine, intitulado "Ataque dos BlackBerrys" (em inglês).

Loading...

Tipos

Os microfones sem fio dão a palestrantes a liberdade de caminhar por meio do público. O microfone de mão, que tem a forma de um cone, garante um som de qualidade superior porque o apresentador segura o objeto perto da boca. Mas a robusteza desse design cobre o rosto de quem fala, segundo o artigo no site The Writing Works "Conselhos sobre som para encontro de planejadores e produtores". Os populares modelos de lapela são presos ao colarinho do palestrante, mas esses microfones às vezes ficam muito longe da boca de quem fala. Os técnicos de áudio se contorcem quando ajustam o volume porque os temperamentais microfones de lapela começam a apitar e chiar quando o controle de volume é modificado. Um palestrante com voz suave que caminha pelo auditório exige ajustes de volume frequentes, tornando mais difícil corrigir a microfonia e o chiado.

Alto-falantes

Os alto-falantes produzem retorno. O microfone fica captando o som que circula pelo alto-falante e reamplifica o ruído seguidamente. O barulho indesejado piora quando um apresentador com um microfone sem fio se aproxima muito do alto-falante, dando início a uma microfonia dolorosa para os ouvidos. Os técnicos de áudio reduzem as perturbações distanciando mais os alto-falantes, pedindo ao apresentador para falar mais alto e evitar ficar próximo do equipamento ou limitando o número de microfones abertos. Materiais reflexivos usados no ambiente — como vidro ou madeira — agravam os problemas com os alto-falantes. Encontrar um equilíbrio entre a qualidade da voz do palestrante e o microfone sem fio pode ser uma arte e uma ciência, segundo o site The Writing Works.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...