Mais
×

Problemas no monitor: linhas diagonais

Atualizado em 17 abril, 2017

Problemas na visualização da tela em um monitor podem ocorrer de várias formas, incluindo linhas diagonais, horizontais ou verticais. A aparição de linhas incomuns costuma indicar problemas em um destes três componentes: o cabo de vídeo, a placa de vídeo ou o monitor em si. Os passos para diagnosticar o problema são bem simples e podem ajudar a encontrar o culpado rapidamente.

Aprenda a resolver problemas com o monitor de seu computador ou notebook (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Resolvendo problemas com o segundo monitor

Embora não seja um pré-requisito, um segundo monitor pode ajudar a testar rapidamente e eliminar as possíveis causas das linhas diagonais. Desconecte o monitor original e use os mesmos cabos para conectar o segundo. Nos notebooks, conecte a segunda tela como um dispositivo externo. Se o segundo mostrar as mesmas linhas diagonais, significa que a tela original não era o problema. Por outro lado, se o segundo monitor não apresentar o problema, significa que o primeiro pode estar danificado, tornando necessários a substituição ou o conserto.

Problemas no cabo

Uma causa comum para problemas no monitor é um cabo danificado ou solto. É fácil verificar as conexões nos desktops, mas nos notebooks o processo envolve o conhecimento de desmontar o dispositivo. Use o manual de usuário do notebook para acessar corretamente cada entrada de vídeo. Veja se cada extremidade do cabo está conectada corretamente na entrada certa. Procure por sinais de danos na parte externa do cabo e observe o monitor enquanto o manuseia para ver se as linhas mudam ou desaparecem. Caso balançar o cabo não afete as linhas, talvez ele esteja com defeito e precise ser substituído.

Monitor defeituoso

Um monitor com defeito causado por pico de energia, interferência magnética ou danos por água pode fazer com que a tela se comporte de maneira estranha. Se o problema for no monitor, um segundo monitor não mostrará as linhas verticais na tela. Dependendo do computador e do tipo de monitor, é possível substituir a tela, como ocorre com os notebooks, ou comprar um novo.

Falha na placa de vídeo

As placas de vídeo, também chamadas de placas gráficas, traduzem os dados criados pelo computador em imagens digitais que podem ser vistas na tela. Caso a placa sofra algum dano, seja um pico de energia ou um líquido derramado, é possível que haja problemas de visualização de vídeo e efeitos indesejados. As placas de vídeo em desktops são substituídas facilmente, basta trocar a danificada por uma nova, mas nos notebooks elas são integradas na placa mãe. Uma placa de vídeo defeituosa em um notebook pode tornar necessário a substituição de toda a placa mãe.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article