Problemas nas folhas da flor-da-fortuna

Escrito por erik devaney | Traduzido por angela spada
Problemas nas folhas da flor-da-fortuna

A flor-da-fortuna algumas vezes produz plantas em miniatura ao longo de suas bordas foliares

red kalanchoe image by Igor Zhorov from Fotolia.com

A flor-da-fortuna, ou kalanchoe, é uma planta suculenta e florescente, originária de Madagascar, que o hibridizador alemão Robert Blossfeld introduziu no Mundo Ocidental em 1932. A planta, usada geralmente como decoração, produz cachos de flores de quatro pétalas em tons de branco, amarelo, laranja, rosa, magenta ou vermelho, assim como folhas cerosas, verde-escuras, com bordas serrilhadas. Infelizmente, as folhas são suscetíveis a vários problemas que podem causar danos estéticos à planta.

Outras pessoas estão lendo

Pontos negros

Pontos negros, uma doença fúngica, causam o aparecimento de manchas escuras nas folhas da flor-da-fortuna. Além do dano estético, os pontos negros podem lesionar as folhas em nível celular e até causar sua queda, em um fenômeno conhecido como desfolhamento. Para tratá-la, arranque as folhas infectadas e forneça mais luz solar às plantas.

Oídios

Em alguns casos, é difícil detectar a existência de oídios nas folhas da flor-da-fortuna, pois estes só produzem uma teia fina e esbranquiçada. Todavia, outros sintomas desses fungos podem ser: mosqueado, pontinhos amarelos, padrões lineares ou anelares e manchas. À medida que o oídio progride, uma cobertura poeirenta, branco-acinzentada, pode surgir nas folhas da planta. Assim como os pontos negros, este é um problema fúngico. Entretanto, os oídios consistem em hifas diminutas, ou filamentos ramificados, ao contrário dos esporos. Para tratar a flor-da-fortuna afetada por oídios, limpe-a esfregando e aplique uma mistura de bicarbonato de potássio.

Cochonilhas-farinhentas

Uma infestação de cochonilhas-farinhentas pode fazer com que as folhas da flor-da-fortuna se tornem amarelas e caiam. Além disso, o aparecimento de sacos de ovos e excrementos dos insetos nas folhas da planta pode ser esteticamente desagradável. As cochonilhas são pequenos insetos de movimento lento, cobertos com uma cera farinhenta. Alimentam-se da seiva da planta e em geral agregam-se embaixo de sua folhagem, sendo difícil visualizá-las. Trate a planta afetada aplicando pesticidas ou limpando as folhas com álcool.

Pulgões

Assim como as cochonilhas-farinhentas, os pulgões são pequenos insetos que se alimentam da seiva da flor-da-fortuna. Pequenas populações de pulgões geralmente não causam dano significativo, mas as grandes populações podem tornar as folhas amarelas, enroladas e até distorcidas. O néctar que os pulgões liberam nas folhas da planta pode estimular o crescimento de infecções fúngicas. Remova os insetos ou trate as folhas com óleo leve para pragas, óleo de neem ou sabão inseticida.

Escamas marrons

As escamas marrons são outra variedade de insetos sugadores de seiva que podem invadir a flor-da-fortuna. Em estágio de ninfas têm pernas funcionais, mas quando velhas permanecem fixadas às folhas, apresentando-se como escamas largas e marrons. Além de visualmente desagradáveis, as escamas marrons podem fazer com que as folhas das plantas se tornem amarelas e deixem de ser saudáveis. Remova as escamas marrons raspando-as das folhas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media