Problemas nas juntas homocinéticas de veículos

Escrito por jonathan lister Google | Traduzido por ana olson
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Problemas nas juntas homocinéticas de veículos
Consulte seu mecânico nos primeiros sintomas de desgaste das juntas homocinéticas (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

Juntas homocinéticas permitem que um eixo de rotação de um automóvel transfira energia sem aumentar o atrito. Isso permite que os componentes funcionem de maneira suave, sem desgaste excessivo. Quando essas juntas se desgastam ou se danificam, o desempenho do automóvel pode ser afetado em várias formas, incluindo aceleração e desempenho em curvas. Não resolver esse problema quando os sintomas surgem pode levar a reparos mais caros no futuro.

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Barulho nas curvas

De acordo com o AA1 Car, um site de reparos automotores, juntas homocinéticas externas danificadas podem gerar um som de clique ou estalo nas curvas. O som pode aumentar dependendo da gravidade do dano. Por exemplo, um veículo com juntas homocinéticas rasgadas fazendo uma ligeira curva à direita pode mal fazer barulho, enquanto um carro fazendo uma curva em "U" pode emitir fortes sons de clique ou estalo perto dos pneus dianteiros.

Aumento da vibração

Juntas homocinéticas danificadas podem fazer o veículo vibrar excessivamente quando acelerado. Isto pode ser causado por peças desgastadas friccionando umas contra as outras. Normalmente, estes componentes são lubrificados para evitar vibrações, mas à medida em que as juntas homocinéticas se desgastam esta lubrificação também se perde. A falta de lubrificação também pode ser acompanhada por um som gutural ou de assobio durante a aceleração. A vibração das juntas homocinéticas também pode afetar o funcionamento do eixo de transmissão e causar desgaste em veículos quatro-por-quatro.

Som de impactos duros

Falhas nas juntas homocinéticas podem produzir um ruído de impactos duros quando o veículo está se acelerando, desacelerando ou quando o eixo de transmissão é ativado. O ruído é causado por movimento excessivo entre as articulações internas das juntas em veículos de tração dianteira, articulações internas ou externas em veículos de tração traseira com suspensões independentes, ou as juntas homocinéticas do eixo motor em carros quatro-por-quatro.

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