Problemas nas plantas de lírio-da-paz

Escrito por jackie carroll | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas nas plantas de lírio-da-paz
A flor branca e brilhante do lírio-da-paz parece notável sobre o fundo da folhagem verde-escura (peace lily image by Ronnie Howard from Fotolia.com)

A folhagem verde-escura e as flores grandes de aparência exótica do lírio-da-paz dão um toque tropical a uma sala. Removem do ar poluentes como formaldeído, benzeno e monóxido de carbono. Essas plantas, que requerem pouca manutenção, raramente têm problemas e, quando surgem dificuldades, são facilmente corrigidas. Na maioria das vezes, podem-se evitar os problemas mantendo a planta longe do sol direto e regando-a apenas o suficiente para conservar uma ligeira umidade no solo, além de usar nutrientes diluídos.

Outras pessoas estão lendo

Ausência de floração

Os lírios-da-paz com 2 anos ou mais geralmente florescem uma vez ao ano: na primavera. De vez em quando, algumas espécies produzem flores novamente no verão. Algumas vezes, porém, se não receberem sol suficiente, não florescem. Embora vicejem com pouca iluminação, por serem plantas de folhagem precisam de luz solar indireta para o florescimento. Coloque a planta em um lugar próximo a uma janela voltada para o leste, mas não diretamente, para obter melhores resultados. Talvez seja necessário replantar ou dividir os lírios-da-paz com mais de 5 anos para que ocorra a floração. As florescências novas são branco-brilhantes. Quando se tornam esverdeadas e murchas, corte-as na base para estimular o surgimento de outras florações.

Folhas com pontas marrons

O excesso de irrigação e adubação provoca a coloração marrom nas pontas das folhas. Deixe a planta secar antes de regá-la novamente. Em seguida, mantenha o solo ligeiramente umedecido e, sempre que possível, retire qualquer excesso de água acumulado no pires sob o vaso. Quando a terra estiver úmida até 2,5 cm de profundidade, a planta não precisa ser regada. Use água à temperatura ambiente para evitar dano às raízes. Adube os lírios-da-paz uma vez por mês com fertilizante líquido para plantas domésticas diluído a 50%. No inverno, reduza os nutrientes adubando a cada seis semanas.

Folhas verde-pálidas com margens marrons

As folhas verde-pálidas, enroladas com margens marrons, indicam que a planta está recebendo muita luz. Os lírios-da-paz toleram a luz brilhante ou filtrada, mas nunca devem receber luz solar direta. No inverno, preferem baixos níveis de luminosidade. Não gostam de mudanças drásticas na iluminação, portanto mude-os gradualmente de lugar de modo que recebam pouca luz. Arranque as folhas de coloração mais amarronzada que verde e dê um tempo para a planta se recuperar antes de adubá-la.

Margens amareladas nas folhas inferiores

Margens amareladas, que começam nas folhas inferiores, indicam que a planta não está recebendo água suficiente ou que há deficiência de micronutrientes. Mantenha o solo levemente úmido e selecione um fertilizante para planta doméstica que contenha micronutrientes. Os lírios-da-paz são particularmente sensíveis a deficiências de ferro e magnésio. Faça uma solução com uma colher de sais de Epsom (sulfato de magnésio) dissolvida em água e aplique em spray na planta para obter a rápida correção da deficiência de magnésio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível