Problemas oculares em pit bulls

Escrito por serena styles Google | Traduzido por bruna latronico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas oculares em pit bulls
Problemas oculares não são comuns em pit bulls (pit bull dog image by Danuta Kania from Fotolia.com)

Pit bull é um termo usado para descrever várias raças de bull terriers. Algumas raças classificadas como pit bulls sofrem de problemas oculares genéticos. Outras não desenvolvem necessariamente problemas nos olhos, mas podem ter doenças comuns como qualquer outro cão.

Outras pessoas estão lendo

História da raça

O termo "pit bull" se tornou um termo genérico usado comumente para descrever Bull Terriers, embora o uso apropriado do nome descreva o pit bull terrier. A raça é originária da Inglaterra, no século 19, e eram usados para abater touros ou provocar ursos. Quando a prática foi condenada como cruel, a raça passou a ser usada em brigas de cães (rinhas). O pit bull terrier logo se diferenciou em várias raças como o staffordshire bull terrier, american staffordshire terrier e o american pit bull terrier.

Doenças genéticas

Os cães american staffordshire e staffordshire terriers são conhecidos por sofrerem de doenças oculares hereditárias. Os problemas que enfraquecem a raça incluem distiquíase (dupla fileira de cílios), catarata hereditária e persistência do vítreo primário hiperplásico (PHPV). A distiquíase causa o crescimento dos cílios para dentro, criando atrito entre os cílios e o globo ocular do cão. O PHPV causa falência no suprimento de sangue dos olhos, levando à visão embaçada. Já a catarata causa opacificação do cristalino (a lente atrás da pupila), tornando-a esbranquiçada e frequentemente cegando o cachorro. Testes genéticos feitos pelo veterinário podem determinar se uma linhagem contém genes da catarata nos pit bulls.

Problemas não-específicos

Todas as três raças de pit bull terriers estão suscetíveis a problemas gerais nos olhos. Úlceras de córnea, causadas por lesão ocular, podem se formar dentro da órbita ocular ou na superfície externa. Inflamação e irritação são tipicamente causadas quando o olho é exposto a irritantes como poeiras e produtos químicos.

Intervalo de tempo

Quando os olhos do cão começam a mostrar sinais de problemas, é importante tomar uma atitude imediatamente. Esse tipo de doença pode progredir rapidamente e uma condição tratável pode rapidamente evoluir para dano permanente. Em infecções, irritações ou úlceras de córnea, todos são tratáveis em estágios precoces, mas, se ignorados, podem causar cegueira. A catarata geralmente não tem tratamento, mas um acompanhamento próximo deve ser mantido para garantir que o cachorro não tenha nenhuma outra doença associada.

Tratamento

O tratamento tipicamente envolve uma série de colírios aplicados diretamente nos olhos, várias vezes ao dia. Em caso de irritação, uma gota de óleo de amêndoas ou soro fisiológico consegue enxaguar o irritante diretamente. Em alguns casos, o cão vai precisar de cirurgia de urgência para solucionar o problema, necessitando de cuidados especiais e prevenção de futuras infecções.

Cuidado veterinário

Se você suspeita que seu pit bull esteja apresentando esses problemas, leve-o ao veterinário para diagnóstico e tratamento. Enquanto irritação e inflamação são frequentemente culpadas pelos sintomas, se a condição persistir por mais de um dia, pode significar algo mais sério. Se deixado sem tratamento, problemas oculares podem prejudicar a visão do pit bull ou causar cegueira. De acordo com o Organic Pet Digest, problemas oculares podem ter sérias consequências se não tratadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível