Problemas de pele que causam caspa e queda de pelo em cães

Escrito por jennifer gittins | Traduzido por matheus fragoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de pele que causam caspa e queda de pelo em cães
Qualquer cão pode sofrer uma descamação excessiva da pele (dog image by Renata Osinska from Fotolia.com)

A caspa e a queda de pelo em cães são problemas que não ocorrem necessariamente ao mesmo tempo. Embora ambos sejam frustrantes para o dono, muitas vezes podem não requerer tratamento. Algumas raças de cachorro, por exemplo, são conhecidas por soltar bastante pelo, então, pessoas que não queiram lidar com esse tipo de problema devem optar por outras raças. Entretanto, muitas causas de caspa e de queda de pelos podem ser tratadas com a ajuda de um veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Alergias

Em cães, reações alérgicas se manifestam através de sintomas associados à pele, como descamamento da epiderme ou perda de pelo. Essa perda de pelo pode ocorrer devido a alergias de contato ou à coceira excessiva associada a uma reação alérgica. O agente causador da alergia pode ser um alimento, vacina ou parasita, como pulga ou carrapato.

Doenças autoimunes

Muitas doenças autoimunes, como a alopecia areata, podem causar perda de pelo leve ou grave. Algumas dessas doenças podem causar perda de pelo apenas em alguma parte do corpo.

Diabetes

Em alguns cães, a diabetes melito pode causar flacidez da pele e pequenas perdas de pelo. Isso pode significar soltar mais pelo do que de costume, mesmo que esse seja um aspecto comum da raça.

Dermatomiosite

A dermatomiosite é uma doença de pele que causa tanto perda de pelo quanto descamação da pele. Ela afeta a face, as orelhas e o rabo do cachorro e é geralmente agravada por um trauma ou por exposição à luz do sol ou a outras formas de luz ultravioleta.

Infecção

As infecções de pele podem incluir infecções por leveduras (malassezia), micoses e várias infecções bacterianas. As infecções da pele podem causar tanto perda de pelo quanto caspa. Elas podem ser tratadas facilmente, eliminando os sintomas.

Doenças hereditárias

Certos tipos de doenças hereditárias podem causar perda de pelo ou descamação excessiva da pele. Embora seja rara, a alopecia folicular de pelo preto é uma doença na qual o pelo de animais escuros cai. Essa enfermidade também pode causar descamação da pele ou caspa. Outras doenças hereditárias que podem causar esses problemas são: alopecia mutante, distrofia folicular ou alopecia padrão, equivalente à calvície.

Parasitas

Parasitas como ácaros do gênero Demodex ou ácaros Cheyletiella podem causar perda de pelo e caspa. Os ácaros Cheyletiella são conhecidos por causar caspa excessiva e incomum, embora a perda de pelo possa aparecer apenas se houver um grande número de ácaros na pele do animal.

Dermatose solar

Animais que passam muito tempo em ambientes abertos podem desenvolver dermatose solar. Essa doença é caracterizada por reações à luz solar que podem causar perda de pelo e descamamento da pele. A dermatose é bastante comum nas partes despigmentadas da pele ou no focinho de certas raças, como shetland ou collie.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível