×
Loading ...

Problemas de pele nos dedos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Usamos nossos dedos para realizar milhares de pequenas ou grandes tarefas todos os dias. De digitar um e-mail a levantar uma xícara de chá ou fechar casacos, nossos dedos nunca param de trabalhar para nós. E, quando problemas de pele surgem, é muito óbvio e frequentemente embaraçoso, desconfortável e muito doloroso.

Usamos nossos dedos para realizar milhares de pequenas ou grandes tarefas todos os dias (Randy/flickr.com)

Ressecamento e rachaduras

Ressecamento e rachaduras são as duas reclamações mais comuns quando se trata de dedos e mãos. Isto acontece, tipicamente, por causa de irritação combinada com uma sensibilidade da pele. Verifique os produtos para corpo e pele em sua casa, pois você pode ser alérgico a um ou mais componentes deles. A lavagem das mãos e a exposição à água frequentes também podem causar o ressecamento da pele de seus dedos e mãos. Se você está sempre ao ar livre, particularmente em temperaturas baixas, esta também pode ser uma causa.

Loading...

Descamação

A pele descamada nos dedos também pode ser causada por uma sensibilidade a um produto específico, assim como pode ser o resultado do trabalho com água ou produtos de limpeza pesados. Em alguns casos, a descamação pode ser causada por uma forma benigna e comum de eczema chamada de disidrótico. Uma descamação mínima da pele não é danosa, mas se isto afeta seu estilo, uma prescrição de creme à base de cortisona pode aliviar o problema.

Tratamento

Se você está lidando com um problema de pele, a primeira coisa que vai querer fazer é remover todos os potenciais irritantes do ambiente. Deixe de usar cremes especiais, loções e sabonetes perfumados. Procure produtos com SLS (Lauril Sulfato de Sódio) e pare de usá-los imediatamente. Opte por sabonetes sem perfume, e sempre use luvas ao limpar pratos ou utilizar produtos de limpeza domésticos e detergentes, de acordo com o site americano Squidoo. Limite a exposição ao frio, vento e à água extremamente quente ou fria. Cremes e pomadas podem ajudar a aliviar e curar a pele irritada.

Prevenção

O melhor modo de prevenir problemas de pele como irritação, assaduras, rachaduras e descamação é determinar o que é que está irritando a pele sensível de seus dedos. Às vezes, trocar os produtos de lavanderia ou usar um tipo diferente de sabão é o necessário para prevenir futuros problemas de pele. Diminuir o uso de desinfetantes também pode ser eficaz. Em alguns casos, no entanto, você pode precisar usar cremes especiais ou medicação prescrita, a fim de combater e prevenir problemas de pele.

Quando procurar um médico

Se você está lidando com problemas de pele em seus dedos que não melhoram com o tratamento padrão, ou se seus problemas de pele estão piorando, você vai querer marcar uma consulta com seu médico. Além de lhe perguntar sobre a duração e intensidade do problema, um médico também pode pegar uma amostra da área afetada, apenas para verificar a possibilidade de uma infecção por fungo ou bactéria. Um diagnóstico mais preciso pode ser feito com esta amostra para que um tratamento possa ser planejado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...