Mais
×

Problemas de pele na parte de trás do pescoço de buldogues

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cães de raça pura são geralmente mais propensos a problemas de saúde por causa de suas características genéticas limitadas. Como acontece com muitos cães de raça pura, os buldogues são geneticamente muito suscetíveis à doenças de pele e alergias que podem provocar problemas. O excesso de pele do buldogue exige cuidados imediatos e atenção, no caso de uma inflamação.

Doenças de pele são um problema de saúde comum entre raças de buldogues (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dermatites

Infecções por dermatite, piodermites e estafilococos são transtornos comuns da pele de buldogues e muitas vezes começam nas dobras da mesma. As infecções bacterianas podem causam inflamação na parte de trás do pescoço. Elas começam em uma pequena abertura, como uma picada de pulga ou em uma parte da pele que foi esfregada. As bactérias podem penetrar vários níveis da epiderme e levar à sarna. A infecção é caracterizada por inchaços elevados que podem vazar pus se não forem tratados. Uma coleira friccionando a parte de trás do pescoço pode provocar uma irritação inicial e subsequentemente dermatite. Trocá-la por um arnês ao tratar a infecção pode impedi-la de voltar.

Eczema

Os buldogues são geneticamente suscetíveis ao eczema. O problema pode piorar em climas quentes e se o cão estiver estressado. O eczema em buldogues é semelhante à condição dos seres humanos, a pele fica seca, escamosa, coçando e pode ficar inflamada. Quando o quadro se agrava com a ocorrência de bolhas e feridas abertas, é chamado de eczema molhado. Os focos podem se intensificar se o cão tiver alergias alimentares, picadas de pulgas ou um desequilíbrio hormonal, e esses focos podem ser vistos na parte de trás do pescoço.

Foliculite

A foliculite é uma doença de pele congênita em buldogues que resulta em uma infecção bacteriana nos folículos pilosos. A infecção geralmente ocorre quando a pele já está irritada por alergias ou outros problemas de pele. Um caso leve de foliculite pode causar pelos levantados, pele escamosa e perda de pelo. Se a infecção não for tratada com antibióticos e se aprofundar do folículo para a derme, pode causar inchaços cheios de pus que podem romper e se incrustar sobre a pele.

Alergias

Uma reação alérgica pode ser a causa de irritação da pele na parte posterior do pescoço. Uma alergia a alimentos, picadas de pulgas ou um agente irritante externo como produtos químicos podem causar uma reação na pele do buldogue. Uma reação alérgica leve na pele sensível das dobras do pescoço podem se tornar rapidamente um problema maior. Se o buldogue estiver sem pulgas, mudar a alimentação, a tigela, a roupa de cama e a coleira pode ajudar a determinar se o contato com algo no ambiente do buldogue está causando a alergia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article