Problemas de pele em shih tzus

Escrito por karen frisch | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de pele em shih tzus
Shit tzus possuem uma pele muito sensível e possuem tendências a alergias, principalmente a alimentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma característica comum do shih tzu é a tendência a alergias, particularmente em relação a alimentos. É provável que o veterinário faça uma raspagem de pele para analisar sob o microscópio e determinar a causa da coceira do cão. Geralmente, uma alteração da dieta, xampus terapêuticos, banhos e às vezes medicação podem aliviar o desconforto do animal.

Outras pessoas estão lendo

Fatores

Inúmeros fatores podem impactar de forma negativa a sensível pele do shih tzu. Apesar de doenças de pele serem geralmente herdadas, mesmo cães saudáveis estão vulneráveis aos parasitas. Os hormônios e o sistema imunológico também influenciam. Como a nutrição exerce um papel muito importante na condição da pele do cão, uma dieta balanceada contribuirá para que ele tenha uma pelagem e uma pele saudáveis. Suplementos diários de ácidos graxos de ômega-3 têm ajudado em muitos casos. Cada animal necessita de uma dieta diferente, e conselho profissional pode ajudar nessa hora. O método de tentativa e erro geralmente determina o que funciona melhor para cada cachorro.

Alergias

Quando um shih tzu se coça e lambe o pelo ou sacode a cabeça, geralmente é sinal de alergia, que pode ser causada por bactéria ou alimentos. Produtos com soja, farináceos, carne bovina, porco, peixe, ovos, leite, milho, conservantes químicos e adoçantes artificiais pode incomodar os organismos. Por estarem sujeitos a tantas alergias, é melhor que essa raça seja alimentada com rações compradas e não com comida caseira. Como podem desenvolver alergias a moscas através da saliva delas, uma medicação preventiva é recomendada aos filhotes.

Dermatite

O shih tzu é uma raça propensa a dermatite atópica. Sendo uma inflamação da pele, a doença é trazida à tona por uma sensibilidade do sistema imunológico a fatores ambientais como mofo ou ácaro. Mastigar ou lamber a parte de baixo da pata ou o abdome são indícios de que essa desordem está presente. O dono deve observar uma descoloração do pelo nas axilas, virilha e entre os dedos. O veterinário poderá recomendar uma mudança na dieta ou sugerir formas de controlar o mofo e o pólen dentro de casa.

Adenite sebácea (AS)

Essa doença de pele pode aparecer em shih tzus de qualquer idade. Manchas secas, escamosas, pontos escuros, perda de pelo e um odor desagradável são sinais de AS. A condição é causada por uma inflamação das glândulas sebáceas. Geralmente, a reação mais severa é a perda de pelos. Banhos frequentes com xampus medicinais podem remover a pele escamada e hidratá-la. Como a condição é cíclica, os proprietários devem consultar um veterinário e buscar tratamento.

Prevenção e solução

Certificar-se de que o cão está com a medicação contra moscas em dia, e seguir uma dieta adequada já contribuem significantemente para manter uma pele saudável. Ervas e remédios naturais aliviam a coceira excessiva, e vitaminas e antioxidantes irão beneficiá-lo. Em casos mais severos, o veterinário poderá recomendar um especialista. Como a pelagem do shih tzu necessita de mais atenção do que a de filhotes de outras raças, o resultado compensa o dispêndio de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível