Problemas de saúde em cães: sintomas de convulsões

Escrito por rosemarie calvert | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de saúde em cães: sintomas de convulsões
As convulsões geralmente envolvem episódios de comportamento anormal, tais como correr freneticamente, cambalear ou se esconder (dog to the window image by JoLin from Fotolia.com)

A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Washington define uma convulsão como "uma perturbação transitória e paroxística da função cerebral que tem um início repentino, cessa espontaneamente e tende a recorrer". As convulsões em cães têm muitas causas: o tipo mais comum é uma condição hereditária conhecida como "epilepsia idiopática". Ver seu cão ter uma convulsão é uma experiência assustadora, mas conhecer os sintomas e monitorar os episódios ajudará o veterinário a prescrever o melhor tratamento para seu animal de estimação.

Outras pessoas estão lendo

Pródromo

De acordo com a Associação Médica Americana, um pródromo é "um sintoma precoce de aviso sobre uma doença". Ele costuma preceder a convulsão horas ou, possivelmente, dias antes dela ocorrer. Os pródromos podem ser uma sensação física ou visual, ou uma mudança de humor ou comportamento. Os humanos são conhecidos por sofrer pródromos antes de uma convulsão iminente, geralmente caracterizados por dores de cabeça, insônia ou sensibilização emocional. Os cães podem ou não sofrer os pródromos. Muitos donos acreditam que eles sofrem, de acordo com experiências de suas observações pessoais quanto ao comportamento de seus cães.

Aura

Uma "aura" pode ocorrer de minutos a horas antes de uma convulsão e sinaliza seu começo. Cães diferentes exibem sinais diferentes, mas os comuns incluem: inquietação, nervosismo, tremores, choramingo, andar a passo, lamber, salivar, latir, carinho, apreensão, devaneios, esconder-se, correr histericamente e ansiedade. Embora alguns profissionais veterinários afirmem que a aura não é evidente na maioria das vezes, muitos donos de cães que monitoram seus animais de perto discordam.

Icto

A verdadeira convulsão é conhecida como "período ictal". De acordo com Ned Patterson, médico veterinário e pesquisador sobre epilepsia da Universidade de Minnesota, este "é um evento repentino com aumentos involuntários do tônus e/ou movimentos musculares (espasmos clônicos, tais como o movimento de remar). Os animais também podem exibir sensações ou comportamentos anormais, que duram de segundos a minutos". Seu cão vai perder a consciência durante este período e provavelmente vai cair. A face vai se contorcer e ele pode emitir sons. Os cães frequentemente urinam, salivam e defecam durante uma convulsão.

Pós-icto

A fase pós-icto é o período de recuperação, e pode durar de minutos a horas depois que a convulsão termina. De acordo com Patterson, esse período pode "incluir comportamentos incomuns, desorientação e déficits neurológicos". Seu cão pode parecer inquieto e sofrer cegueira transitória, andando sem rumo pela casa e trombando com as coisas. Embora seu cão esteja consciente durante esta fase, geralmente ele não estará funcional. Alguns cães ficam totalmente exaustos depois de uma convulsão e podem apenas ficar em seus braços, totalmente sem reação.

Considerações

Se possível, tente manter seu cão o mais seguro possível enquanto ele estiver sofrendo uma convulsão ao reduzir barulhos altos e agudos e remover outros cães ou pessoas da área. Isso pode ser possível se ele demonstrar sinais no estágio do pródromo ou da aura, o que pode lhe dar tempo de encontrar, criar ou levá-lo para um local seguro. Anote o horário e quanto tempo a convulsão dura. Embora as opiniões sejam diferentes, alguns donos de animais confortam seus cães enquanto eles estão sofrendo a convulsão ao falar calmamente com eles e manter uma presença física próxima.

Problemas de saúde em cães: sintomas de convulsões
Monitore o horário e duração de cada convulsão sofrida pelo seu cão (poodle image by palms from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível