Problemas de saúde em coelhos e infecções nas orelhas

Escrito por rebecca wehner | Traduzido por bruno souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de saúde em coelhos e infecções nas orelhas
Os coelhos podem sofrer de muitos problemas de saúde (white rabbit image by NiDerLander from Fotolia.com)

Os coelhos podem ser animais de estimação muito amigáveis ​​e sociais que vivem por muitos anos. Infelizmente, eles também podem sofrer de vários problemas de saúde que podem ser dolorosos e até mesmo fatais. Antibióticos e outros métodos de tratamento costumam ser caros ou ineficientes, tornando a prevenção muito importante. Não deixe de levar seu animal de estimação a consultas regulares com um veterinário experiente, e esteja ciente da personalidade do coelho e de seus hábitos para garantir que ele permaneça saudável.

Outras pessoas estão lendo

Infecções bacterianas

As infecções bacterianas podem ser muito perigosas para coelhos porque elas geralmente afetam os pulmões desse animais. Os sintomas podem incluir olhos e nariz lacrimejantes, um som parecido com o de um chocalho vindo dos pulmões, e espirros, de acordo com Sandi Ackerman, da Rabbit Society House. A maioria das infecções bacterianas pode ser facilmente curada se tratada durante as fases iniciais. Os coelhos devem, portanto, ser levados a um veterinário caso alguns desses sintomas seja identificado.

Bolas de pelos

Os coelhos perdem pelos diariamente, passando por período de perda severa de pelagem a cada três a seis meses. Esses animais, principalmente as raças de pelos longos, devem ser escovados regularmente para que não desenvolvam bolas de pelo. Embora os coelhos possam se limpar sozinhos -- e engolir pelos soltos -- eles não conseguem regurgitar o que foi ingerido, afirma Sandi Ackerman. O acúmulo de pelos no sistema digestivo de um coelho é muitas vezes fatal. Isso faz com que as medidas preventivas, como penteá-los diariamente, por exemplo, sejam importantes.

Dentes desalinhados

Conhecido como má oclusão, este problema de saúde é o resultado de dentes que crescem continuamente e não são desgastados. O principal sintoma da má oclusão é um queixo continuamente molhado por causa do excesso de saliva. Geralmente, os dentes da frente de um coelho são afetados, não os de trás. Esse problema é fácil de remediar, pois os veterinários podem aparar os dentes desses animais periodicamente.

Fungo em orelhas

As infecções no ouvido médio ocorrem quando fungos ou parasitas desencadeiam a produção de líquido e pus nas orelhas de um coelho, causando inflamação e dor. Infecções graves que são deixadas sem tratamento podem levar a perda de audição. Os sintomas de infecção do ouvido médio podem ser difíceis de detectar, mas incluem falta de apetite, depressão e coelhos que coçam a agitam as orelhas continuamente, afirma a especialista Esther Van Praag. Exames de raio-X podem identificar esse tipo de problema, que é tratado normalmente com antibióticos.

Problemas digestivos

Os problemas digestivos são comuns em muitos coelhos de estimação, e podem ser fatais caso não sejam tratados preventivamente. Eles são geralmente causados por uma dieta pobre que carece de fibras e por falta de exercícios. Fezes moles ou disformes e acastanhadas, falta de apetite, prisão de ventre e estômago roncando alto são sintomas de problemas digestivos. Os coelhos que apresentam tais sintomas devem ser levados a um veterinário imediatamente para se submeter a um tratamento, que não deve envolver antibióticos, afirma o especialista Dana M. Krempels.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível