Problemas de saúde mais comuns em adolescentes

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de saúde mais comuns em adolescentes
A adolescência é marcada pelo bombardeio de hormônios no organismo (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Os jovens vivem uma série de mudanças corporais sobretudo a partir da puberdade, período que registra a passagem da criança para a adolescência. Além de ser uma fase repleta de dúvidas, carências e inseguranças, ela também é marcada por questões de saúde inéditas até então. Muitos problemas ocorrem graças ao verdadeiro bombardeio de hormônios que ocorre no corpo do adolescente. Essa fase de desenvolvimento costuma ser bastante estressante, sobretudo por conta das dificuldades enfrentadas no âmbito sexual e do eventual consumo de substâncias lícitas e ilícitas. Confira os problemas de saúde mais comuns nos adolescentes e saiba como tratá-los.

Outras pessoas estão lendo

Acne

As incômodas espinhas são o problema de saúde mais comum entre adolescentes. Apesar de estar presente também em adultos, a acne é a doença dermatológica típica da adolescência. Tudo por conta da mudança hormonal que ocorre no corpo dos jovens. Os hormônios acabam produzindo sebo em excesso, secreção que se acumula nos poros e favorece a infecção por bactérias, sobretudo a Propionibacterium Acnes. Apesar de incômoda, a acne é inofensiva. É importante não espremer as espinhas, sob o risco de deixar marcas para sempre na pele. Se a acne surgir de forma constante em todo o corpo, é preciso procurar um dermatologista. Senão, pomadas de uso tópico ajudam a aliviar as lesões.

Obesidade

A alimentação é um problema na vida de qualquer adolescente. De acordo com especialistas, o número de problemas de saúde decorrentes da má alimentação nunca foi tão grande. Parte disso decorre da vida sedentária, do grande consumo de alimentos gordurosos como doces e refrigerantes, e da falta de atividade física regular. O resultado são pressão alta, colesterol elevado e obesidade. Para evitar esses problemas, especialmente a obesidade, é importante desenvolver uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras. Sem falar na importância de atividades físicas. Os jovens podem frequentar academias desde que foquem mais em exercícios aeróbicos do que na musculação.

Anorexia

Um transtorno alimentar comum na adolescência, principalmente entre as meninas, é a chamada anorexia nervosa. Não existe uma causa definida para a anorexia. Sabe-se que ela é influenciada por fatores genéticos e sócio-culturais. Trata-se de uma doença causada pela obsessão pela magreza e pelo medo de ganhar peso. O comportamento anoréxico faz com que o jovem mantenha um peso muito abaixo do normal para sua idade. Os resultados podem ser catastróficos: de deficiência de crescimento até problemas de fertilidade. A ajuda da família e de um psicólogo é capaz de resolver esse distúrbio alimentar presente entre os jovens.

Abuso de drogas

A vida adolescente também é acompanhada por experiências de drogas lícitas e ilícitas. Trata-se de um tema delicado que deve ser tratado tanto pela família quanto pelos educadores na escola. As festas e as primeiras iniciações na vida noturna levam muitos jovens a experimentar álcool, além de ficarem expostos a outros tipos de drogas. Não é à toa que é altA a quantidade de jovens que abusam dessas substâncias e se tornam dependentes. Muitas drogas, quando utilizadas desde a adolescência, prejudicam o desenvolvimento mental.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível