Problemas de saúde e doenças relacionadas a ratos

Escrito por alexis writing | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de saúde e doenças relacionadas a ratos
A Peste Negra foi causada por pulgas carregadas em ratos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Muitas pestes como ratos existem em casas e prédios vazios, especialmente em áreas desertas e menos visitadas. Sua presença não só dá a impressão de sujeira e riscos à saúde, mas ratos também são a causa de muitas doenças. Uma das maiores catástrofes da Idade Média foi a peste bubônica, ou Peste Negra. A praga era carregada por pulgas em ratos que eram trazidos a cidades portuárias por barcos que ali paravam. Os ratos então espalhavam as pulgas que eles carregavam pela cidade e para o interior. A doença matou milhões. Hoje, o controle de ratos é uma preocupação relacionada à saúde importante devido a outras doenças que são carregadas por ratos e suas excreções. Algumas delas podem ser sérias e até mesmo fatais. Embora a peste bubônica tenha sido erradicada do planeta, ratos ainda apresentam riscos à saúde e espalham doenças. Proteja-se e a sua família mantendo sua casa livre de ratos e tomando cuidado quando visitar áreas que podem ter colônias de ratos passeando pelo chão.

Outras pessoas estão lendo

Síndrome pulmonar por Hantavírus (SPHV)

A SPHV é uma das mais mortíferas das doenças transmitidas por ratos. Humanos contraem SPHV inalando produtos de ratos aerossolizados, como urina, fezes ou sua saliva. Esses fluídos corpóreos e excreções contêm o vírus e quando aerossolizados podem ser inalados por humanos. Em 1993, o SPHV foi descoberto nos Estados Unidos. A principal maneira de combater o SPHV é o controle de roedores dentro e ao redor de casas e negócios.

Febre da mordida de rato

Uma infecção bacteriana sistêmica pode ser contraída devido à mordida de um rato infectado ou pelo arranhão de uma de suas garras. Uma outra fonte dessa doença é comer comida ou beber água que foi contaminada por excreções de ratos. A infecção bacteriana é baseada no Streptobacillus. Ela não costuma ser fatal e pode ser tratada com antibióticos.

Tifo murino

Ratos infestados com pulgas transmitem essa doença através de pulgas que vão do rato ao humano. Esse é primariamente um problema em ambientes tropicais úmidos mas também é um problema nos meses de verão em climas mais temperados. Os sintomas incluem febre alta, calafrios, tosse, alergias e dores nas juntas. O tratamento para o tifo é tetraciclina . A doença pode progredir para pneumonia em alguns casos.

Salmonella

A infecção é geralmente não fatal mas apresenta mais risco em indivíduos imunocomprometidos. Os sintomas incluem náusea, diarreia, dores abdominais e vômitos. O episódio pode durar até 7 dias antes de passar.

Leptospirose

Essa é uma doença mais séria e, se infectado, um humano pode ter danos no rim, problemas respiratórios, falência hepática e meningite. Raramente é fatal. É uma infecção bacteriana que pode causar febre, calafrios, dor de cabeça severa, câimbra, diarreia, dores musculares e em alguns casos icterícia.

Meningite eosinofílica

A meningite é uma infecção que envolve o cérebro. A infecção é contraída pelo contato com um parasita de ratos. Os parasitas são excretados pelo rato e quando expostos à pele humana, eles entram por ela e andam pelo corpo. A infecção que eles causam é seletivamente no cérebro do hospedeiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível