×
Loading ...

Problemas de saúde em galinhas poedeiras mais velhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Conforme as galinhas poedeiras envelhecem, elas se tornam mais vulneráveis a doenças que podem comprometer a produção de ovos e encurtar sua expectativa de vida. Algumas dessas doenças são contagiosas, com o risco de afetar aves mais jovens e pintinhos. O conhecimento acerca dos problemas de saúde comuns em galinhas poedeiras mais velhas possibilita a proteção do bem-estar das aves e uma vida produtiva mais longa para cada uma delas.

Garanta uma vida longa para as galinhas poedeiras, considerando os problemas de saúde comuns em aves mais velhas (hens and cock image by Irina Kodentseva from Fotolia.com)

Piolhos

As galinhas mais velhas são particularmente vulneráveis a infestações de piolhos, principalmente quando confinadas em um galinheiro pequeno. Os piolhos causam infecções na pele da ave e depositam seus ovos, chamados de lêndeas, na base das penas. As infestações de piolhos podem causar doenças em um animal mais velho porque a irritação provocada pelas picadas pode impedi-lo de dormir o suficiente.

Loading...

Hipertermia

Todas as aves, principalmente as galinhas mais velhas, são prejudicadas pelo calor extremo. O porte maior e as penas mais densas das aves mais velhas dificulta a dissipação do calor de forma eficiente. A respiração fica ofegante e a galinha procura um local sob a sombra para reduzir a temperatura do corpo, mas, se isso não for o bastante para lidar com o calor, ela pode sofrer uma hipertermia, possivelmente resultando em doenças, na redução do crescimento dos ovos e em morte.

Problemas com a interrupção da produção de ovos

De acordo com o Serviço de Extensão da Universidade de Oregon, a maioria das galinhas cessa de produzir ovos em algum momento depois dos três anos de idade. As aves que não podem mais pôr ovos podem apresentar um problema conhecido como "ovo atravessado", uma condição na qual um ovo é produzido, mas fica retido no oviduto. Outros animais podem produzir gemas que são reabsorvidas pelo organismo. Esses problemas são potencialmente fatais para as galinhas.

Perna escamosa

As galinhas mais velhas são suscetíveis a infestações de ácaros nos pés e nas pernas, o que provoca uma doença conhecida como perna escamosa. Os ácaros penetram sob as escamas dos pés de uma galinha para se alimentarem e causam irritações, crostas e espessamento da pele.

Estafilococose

A estafilococose é uma doença provocada por bactérias do gênero Staphylococcus, que podem infectar pequenas feridas nos pés de uma galinha, o que resulta em claudicação e abcessos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...