Problemas com o servidor do TeamSpeak

Escrito por andrew mikael | Traduzido por joan diaz
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O programa de VoIP TeamSpeak usa dois softwares diferente: os aplicativos de cliente e o de servidor. O aplicativo de servidor cria um ponto único para que os clientes se conectem e se comuniquem. Para que um servidor funcione corretamente, ele deve estar configurado e precisa ter acesso a uma rede através do sistema operacional. Um servidor do TeamSpeak funcionando incorretamente não possibilitará a conexão dos clientes ou pode ocasionar conexões indesejadas ou mesmo errôneas. Gerenciar um servidor do TeamSpeak requer os arquivos de servidor e o programa do cliente do site do TeamSpeak, ambos disponíveis para download gratuito. Um único sistema pode usar ambas as partes do software para fazer funcionar um servidor e conectá-lo como um cliente.

Problemas de acesso ao servidor

Fazer um servidor do TeamSpeak funcionar não dá acesso para um usuário. Fazer muitas funções de servidor também requer o software de cliente. Para conectar-se a um servidor funcionando no mesmo sistema, abra o software de cliente. Clique em "Conexões" e escolha "Conectar". Digite "localhost", na barra de endereço, coloque seu nome de usuário e clique em "Conectar".

Problemas de permissão

Por padrão, se abrir o cliente do TeamSpeak e se conectar a um servidor funcionando no mesmo sistema, não dará acesso administrativo. Para poder mudar as configurações do servidor, use o token do servidor administrativo gerado pelo servidor, ao abrir pela primeira vez. Anote esse token corretamente, pois só aparece uma vez. Se não tiver esse token, precisará baixar o software de servidor novamente para gerar outro. Assim que conectar, clique no menu "Permissões" e selecione "Usar Chave de Privilégios" ou "Usar Token". Coloque o token e clique em "OK". Um token pode ser usado apenas uma vez e irá configurar permanentemente a conexão de cliente do sistema como um administrador. Assim que tiver permissão administrativa, clique com o botão direito sobre o nome do servidor e clique em "Editar Servidor Virtual" para mudar as opções.

Problemas de rede

O sistema operacional pode inicialmente bloquear o servidor do TeamSpeak da rede, e um servidor do TeamSpeak sem acesso à internet não permitirá a conexão dos usuários. Verifique as configurações do firewall no Windows, abrindo o ícone "Segurança" ou "Central de Segurança", no Painel de Controle. Coloque uma exceção para o TeamSpeak, se necessária. No Mac OS X, acesse o firewall, na seção "Compartilhamento" do menu de Preferências do Sistema. Se usar um firewall de terceiros, abra-o através do menu do programa.

Problemas de conexão

Deve-se distribuir três partes de informação sobre o servidor para qualquer cliente que deseje se conectar. O primeiro é o endereço público de IP do sistema, ou IP interno, se o cliente estiver conectando de uma rede local. O segundo é a senha de servidor, que um administrador pode colocar na janela "Editar Servidor Virtual". Por fim, os usuários podem especificar qual porta usar ao se conectar a um servidor. A porta padrão do TeamSpeak é 9987, mas se o administrador do servidor tiver trocado o valor, o cliente deve fazer as novas configurações combinarem.

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