Problemas com Skechers Shape-ups

Escrito por theresa maddox | Traduzido por yumi fujiwara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas com Skechers Shape-ups
Os benefícios dos tênis tonificadores são mesmo exagerados? (jambes image by daniel sainthorant from Fotolia.com)

Tênis que prometem a tonificação das pernas, como os "Skechers Shape-ups" representam um segmento crescente da indústria multibilionária de calçados esportivos. A marca Skechers comercializa seu o modelo Shape-up como um tênis "tonificador", que fortalece os glúteos e os músculos da coxa, reduzindo a celulite e melhorarando a postura. No entanto, alguns dizem que as alegações da empresa são absurdas e que os sapatos podem representar perigo potencial. Há muitos fatores a considerar antes de investir nos Skechers Shape-ups.

Outras pessoas estão lendo

Pesados

O Skechers Shape-up é feito de um material mais forte e espesso que outros calçados esportivos tradicionais. Eles também possuem uma sola muito mais densa, acarretando mais peso aos pés. Algumas pessoas ficam mais lentas e se sentem cansadas mais rapidamente ao usá-los para passear.

Não substitui exercícios

Embora os Skechers Shape-ups sejam anunciados como fortificadores e tonificadores de pernas, muitos médicos são céticos sobre os seus benefícios fisiológicos. O Dr. Fabian Pollo, Diretor de Pesquisas Ortopédicas do centro médico da Universidade de Baylor, em Dallas, Texas, diz que apesar de os sapatos aumentarem a atividade das pernas, não são uma alternativa viável a atividades físicas. "Não é uma solução mágica de perda de peso ou tonificação do seu corpo. É possível levar a algum tipo de benefício mas não a ponto de substituir uma rotina de exercícios ou uma dieta", diz Pollo.

Melhorias limitadas

Os Skechers Shape-ups supostamente funcionam fazendo com que os músculos das pernas e pés trabalhem mais para estabilizarem o corpo e mantê-lo ereto. Porém, o corpo acaba se adaptando a qualquer rotina de exercícios feito repetidamente, e com estes sapatos, não é diferente. Depois que os músculos se tornam condicionados a andar na superfície desigual criada pelo calçado, qualquer benefício adicional será diminuído.

Instável

Os Skechers Shape-ups foram desenhados com uma sola arredondada, o que significa que apenas uma pequena parte desta sola entra em contato com o chão. Isto pode ocasionar problemas de tração em superfícies completamente lisas ou escorregadias, por isso, os sapatos oferecem um risco adicional de quedas, quando caminhando na chuva ou calçadas mais lisas.

Possíveis lesões

Muitos doutores e médicos esportivos preocupam-se com os efeitos físicos do uso de tênis fortificadores regularmente, especialmente em pessoas com problemas de equilíbrio ou alinhamento. Dr.ª Barbara de Lateur, professora de Medicina Física e Reabilitação na Escola de Medicina da Universidade John Hopkins em Baltimore, adverte que por desestabilizar a maneira que uma pessoa caminha, calçados como os Skechers Shape-ups podem levar a tensões nos tendões de Aquiles. De Lateur adverte ainda que estes sapatos podem ser mais perigosos para pessoas com mais idade ou fora do peso.

Problemas Legais

A marca Skechers enfrenta atualmente um processo de ação coletiva federal, na Califórnia, que acusa a empresa de fazer afirmações exageradas sobre os benefícios à saúde do sapato Shape-up. A ação também alega que os sapatos aumentam as chances de lesões, como isquiotibiais puxados e tornozelos quebrados, devido ao seu design volumoso e instável. A denúncia confirma suas acusações citando vários cientistas que se manifestaram contra sapatos "tonificadores", bem como um relatório do jornal USA Today, que sugere que os sapatos não são muito mais do que um "gimmick exagerado".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível