Os problemas de tireoide podem causar suor excessivo?

Escrito por nacie carson | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os problemas de tireoide podem causar suor excessivo?
Quando a tireoide produz em excesso esses dois hormônios, causa o suor excessivo (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A glândula tireoide é parte do sistema endócrino e está localizada bem abaixo da laringe. Suas funções primárias incluem regular o metabolismo e a produção de hormônios por todo o corpo. Para lidar com essas funções, ela produz dois hormônios próprios: tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Quando a tireoide produz excessivamente esses dois hormônios, causa uma super estimulação de muitos outros sistemas no corpo causando uma gama de feitos colaterais que inclui o suor excessivo.

Outras pessoas estão lendo

Hipertireoidismo

A superprodução do hormônio da tireoide é chamada de hipertireoidismo. A causa mais comum é uma condição imune chamada Doença de Graves, em que o corpo ataca as células da tireoide a fim de estimular a superprodução tanto de T3 quanto de T4. Isso leva vários sistemas no corpo, incluindo o digestivo, reprodutivo, dérmico e metabólico, a estarem super ativos também.

Os problemas de tireoide podem causar suor excessivo?
A super produção desses hormônios leva vários sistemas no corpo, incluindo o digestivo, reprodutivo, dérmico e metabólico, a estarem super ativos também (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Sintomas comuns

A super estimulação desses sistemas do corpo resulta em uma variedade de sintomas. Os efeitos colaterais comuns do hipertireoidismo incluem evacuações frequentes, diarreia, insônia, períodos menstruais leves ou ausentes, pele seca e um estado mental maníaco conhecido caracterizado por humor volúvel, pensamentos de competitividade e irritabilidade.

Os problemas de tireoide podem causar suor excessivo?
Insônia (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Sintomas metabólicos

O metabolismo do corpo é um dos principais sistemas que é afetado pela superprodução dos hormônios da tireoide. O metabolismo pode ser encarado como o forno do corpo, já que é responsável pela queima e armazenamento de energia. Quando sua função é aumentada, existe uma gama de efeitos colaterais que se manifesta, incluindo significativo aumento na taxa cardíaca em repouso, constante rubor da pele, perda de peso sem esforço, intolerância ao calor e transpiração excessiva.

Os problemas de tireoide podem causar suor excessivo?
Perda de peso (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Tratamento básico

O suor excessivo causado pelos problemas de tireoide pode ser desconfortável tanto física quanto emocionalmente. Entretanto, esse efeito colateral melhorará juntamente com todos os outros uma vez que o tratamento, tipicamente na forma de comprimidos supressores hormonais diários, comece. A partir da primeira dose, leva entre seis e oito semanas para perceber uma diminuição na produção hormonal e, dessa maneira, no suor excessivo.

Os problemas de tireoide podem causar suor excessivo?
Comprimidos de supressores hormonais diários (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Tratamento avançado

Se a medicação oral não estiver resolvendo o problema da tireoide super ativa, toda ou parte da glândula pode ser removida ou cirurgicamente ou através de radiação para reduzir a produção de hormônios. Esses tratamentos são usados como últimos recursos para lidar com o problema e podem resultar na perda da habilidade do indivíduo de produzir hormônios suficientes. Essa condição é chamada de hipotireoidismo e tem sintomas que são exatamente o oposto dos apresentados no hipertireoidismo. Após o tratamento, é provável que uma pessoa que antes tinha questões com o suor excessivo passe a ser intolerante a temperaturas frias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível