Problemas de transmissão na Dodge Ram

Escrito por dennis hartman | Traduzido por rodrigo avellar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas de transmissão na Dodge Ram
Alguns problemas de transmissão da Dodge Ram são bem comuns (open end wrenches image by Melking from Fotolia.com)

A Ram é uma picape de grande porte produzida e vendida pela fabricante automotiva americana Chrysler. A Ram foi lançada em 1981 e era parte da divisão Dodge desde sua fundação até 2009, quando a Ram se tornou sua única divisão própria de caminhonetes. Embora a Dodge Ram fosse conhecida por quase 30 anos como uma caminhonete confiável, os proprietários passaram por alguns problemas comuns, inclusive com a transmissão do veículo.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de problemas

No decorrer da sua produção, a Dodge ofereceu várias transmissões diferentes na picape Ram. Elas incluíam tanto transmissões manuais quanto automáticas. Alguns motoristas de Rams equipadas com uma transmissão manual reclamavam do botão do câmbio que se soltava, de uma transmissão que vazava fluido e marchas que rangiam com facilidade quando trocadas. Os problemas com a transmissão automática da Ram incluíam vazamento de fluido, troca indesejada entre as marcas e mudanças automáticas bruscas.

Perigos e sintomas

Há vários modos básicos de identificar um desses problemas de transmissão da Ram. A maioria deles leva a ruído excessivo durante as trocas de marcha, geralmente descrito como um som de pancada. Outros problemas de transmissão podem fazer com que uma poça de fluido se desenvolva sob o veículo. A baixa economia de combustível é outro sintoma de problemas na transmissão. Embora a maioria deles não represente perigo grave e imediato ao motorista, uma transmissão muito danificada pode fazer com que a Ram enguice no trânsito, criando uma situação perigosa.

Custos de reparação

O custo de reparação de uma transmissão da Ram varia tanto quanto a natureza do problema. Apertar um câmbio solto ou reajustar a unidade eletrônica de controle da transmissão automática pode exigir apenas uma hora de trabalho de um mecânico. Por outro lado, problemas mais graves podem exigir a instalação de uma transmissão totalmente nova, o que pode custar mais de R$ 2.000,00, em média. Pequenos vazamentos de fluido e marchas defeituosas podem custar várias centenas de reais.

Cobertura da garantia

Toda Dodge Ram foi vendida com a garantia de veículo novo da Chrysler, que incluía cobertura para o sistema de transmissão. Essa garantia provavelmente cobre a maioria dos grandes problemas na transmissão que um veículo com poucos anos de uso pode apresentar. Se um proprietário adquiriu uma garantia vitalícia ou estendida ou se a concessionária adicionou uma como item promocional, a cobertura pode ser ainda mais completa. Certifique-se de confirmar com a concessionária, antes de solicitar reparos, se a transmissão da sua Ram ainda tem algum tipo de cobertura.

Recall

A Dodge Ram teve vários recalls emitidos pela Chrysler para solucionar problemas. Um desses recalls lidava especificamente com a transmissão automática em modelos da Ram produzidos no começo dos anos 2000. O recall emitido em dezembro de 2003 lidava com fixadores que prendiam a transmissão na caixa de transferência. Fixadores com defeito criavam o potencial para um vazamento de fluido que poderia causar um vazamento de gás e apresentar risco de incêndio.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível